/

Associação Passos Mágicos Transforma Vidas Através da Educação e Cultura em Embu Guaçu

Por Assessoria de Imprensa | 11/08/2023

.Divulgação - Associação Passos Mágicos Transforma Vidas Através da Educação e Cultura em Embu Guaçu

Há mais de três décadas, a Associação Passos Mágicos tem desempenhado um papel fundamental na vida de crianças e adolescentes carentes do município de Embu Guaçu. Fundada em 1992 por Michelle Flues e Dimetri Ivanoff Junior, a organização sem fins lucrativos tem dedicado seus esforços para proporcionar oportunidades de transformação através da educação e cultura, atendendo mais de 1.000 crianças, adolescentes e jovens através do Programa Aceleração do Conhecimento.

Conhecimento Através do Programa Aceleração do Conhecimento

Através do Programa Aceleração do Conhecimento, crianças e adolescentes recebem aulas de alfabetização, português, matemática e inglês, no contraturno escolar. A visão holística da Associação não para por aí. Eles também fornecem suporte familiar, oportunidades de bolsas de estudos e um rico conjunto de atividades culturais, ampliando a visão de mundo dos atendidos.

Os fundadores Michelle e Dimetri, destacam: "Nós acreditamos que a educação não é apenas sobre ensinar matérias, mas também sobre cultivar cidadãos conscientes e culturalmente enriquecidos."

Projeto Lendo Clássicos: Abrindo Portas para o incentivo à leitura

Dentre os diversos projetos desenvolvidos pela Associação, um se destaca pela sua ênfase na literatura: o Projeto Lendo Clássicos. Este projeto pioneiro proporciona às crianças e adolescentes uma experiência imersiva nas escolas literárias brasileiras, apresentando o contexto histórico de diferentes épocas, fatos marcantes, autores in?uentes e artistas renomados. O Projeto Lendo Clássicos utiliza uma abordagem interativa e colaborativa, partindo do conhecimento prévio dos participantes para aprofundar e enriquecer a compreensão da literatura de maneira significativa e contextualizada.

O objetivo é claro: promover uma relação autêntica e duradoura com a literatura, capacitando os jovens a extrair aprendizados valiosos para a vida.

Cultivando Leitores através do Clube do Livro

Outra iniciativa inspiradora é o projeto Clube do Livro, que vai além da promoção da leitura. O projeto visa preparar os jovens para apresentações acadêmicas, incentivando habilidades de liderança, trabalho em equipe e comprometimento. Os participantes mergulham em discussões, análises e interpretações de textos literários, construindo um vocabulário mais amplo e uma compreensão mais profunda das obras.

Parte integrante do projeto é a colaboração com parceiros notáveis, como o escritor Jonas Ribeiro, que através do trabalho voluntário, traz a magia das histórias para as atividades do Clube do Livro, enriquecendo ainda mais a experiência dos participantes.

Mala Mágica: Espalhando a Magia da Leitura

A Associação Passos Mágicos não se restringe aos seus próprios muros; seus esforços também se estendem para incentivar a leitura no âmbito familiar. O projeto Mala Mágica é um exemplo de peso. Através dessa abordagem, a Associação fornece semanalmente quatro livros escolhidos

pelas crianças, com o compromisso das famílias de lê-los para seus filhos. Essa iniciativa vai além do estímulo ao hábito da leitura; ela cria momentos preciosos de qualidade, amor e afeto compartilhados entre pais e filhos.

Diane Alves de Abreu, Psicopedagoga da Associação, ressalta: "A Mala Mágica vai além do aprendizado ela é uma ponte para laços mais fortes dentro das famílias, enquanto nutre uma paixão pela leitura desde a tenra infância."

A Associação Passos Mágicos com seu propósito e dedicação incansável à educação, cultura e desenvolvimento pessoal vem ajudando crianças e jovens de Embu Guaçu, a transformarem suas vidas, proporcionando oportunidades para realizarem seus sonhos, reforçando a crença de que, através do conhecimento e da cultura, podemos construir um mundo melhor para todos

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.