/

Taboão da Serra promoveu Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 31/07/2023

.SECOM PMTS - Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Taboão da Serra reuniu servidores e sociedade civil

Taboão da Serra realizou a Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com o tema “Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade”. O encontro na sexta-feira, 14/07, reuniu servidores e munícipes no auditório da Secretaria de Educação (SEDUC) e foi promovido pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) em parceria com a Prefeitura.

“As conferências são espaços abertos onde a população e o poder público se unem para debater propostas em prol da sociedade, e o COMSEA de Taboão da Serra está de parabéns. Organizar uma Conferência é o ponto de partida para a promoção de melhorias, em busca de uma sociedade mais justa, igualitária e com equidade, para que todos tenham alimento na mesa, com qualidade e em quantidade suficiente”, afirmou o prefeito Aprígio.

Mario dos Santos, presidente do COMSEA, destacou os trabalhos desenvolvidos pelo órgão neste biênio. “Nós apresentamos várias ações, o Plano de Ação 2021-2023, que foram encaminhadas ao Executivo, para que a gente possa realizar o que foi proposto. O Conselho é consultivo, então nós só podemos apresentar aquilo que nós entendemos de suma importância para a comunidade e para a sociedade”, explicou.

O ativista em Direitos Humanos, presidente do Instituto Vivereh e conselheiro do COMSEA – Osasco, Marcos Miguel da Silva, ministrou a palestra sobre o tema da Conferência e elogiou o trabalho do COMSEA de Taboão. “A política de segurança alimentar foi retomada este ano pelo Governo Federal e sei que foi muito rápida a mobilização da Prefeitura, com mais de 100 pessoas nesta conferência, vi que todos estão interessados. Acho que o COMSEA tem se fortalecido para que essas políticas cheguem às próximas etapas, regional, estadual e até a nacional com representantes de Taboão da Serra. Fico contente que essa política, que é um direito de todos, tenha hoje essa contribuição dentro da nova democracia participativa e representativa”, declarou.

Já Pedro Soares, subsecretário de Assistência Social e Cidadania (SAS), reforçou o compromisso da pasta e do Governo Municipal com quem mais precisa. “A SAS acompanha o desenvolvimento das ações no município, apoiando os conselhos de direitos dentro da perspectiva de solidificar o atendimento à população naquilo que ela tem mais necessidade. Com relação à segurança alimentar, temos diversas ações, buscamos parcerias como por exemplo com o Núcleo de Estudos de População Elza Berquó, da Unicamp, para doação de alimentos, entre outras ações, além do Centro de Triagem de Alimentos (Banco de Alimentos) que realiza a distribuição de kits com legumes, verduras a alimentos secos. O secretário Wagner e o prefeito Aprígio têm investido muito nestas propostas de garantia de direitos e continuaremos trabalhando para que todos os munícipes sejam assistidos em suas necessidades”.

Também participaram do encontro a secretária de Educação, Dirce Takano; o secretário executivo de Educação, Prof. Oderlan Pereira; a presidente da Comissão de Direito Urbanístico da OAB - Taboão da Serra, Dra. Marina de Sousa Lima Araújo, além da subscretária Maria Amélia Alencar.

Delegados eleitos

Além de debater propostas nos seguintes eixos: Determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional; Sistema nacional de segurança alimentar e nutricional e politicas públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada; Democracia e participação social; durante o encontro foram eleitos os delegados que representarão Taboão da Serra na etapa regional da Conferência.

São eles:

Delegados eleitos - Poder Público

- Auréa Rocha Alves

- Derli de Souza Baena Segura

 

Delegados eleitos – Sociedade Civil

- Maria Conceição de Albuquerque Lima

- Maria Gonçalves de Souza

- Marina de Souza Lima

- Delzira Matos de Souza Pereira

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.