/

Artigos científicos: importância do processo de aprendizagem

Por Outro autor | 21/07/2023

.Divulgação - Artigos científicos: importância do processo de aprendizagem

Os artigos científicos, de modo geral, desempenham um papel fundamental na comunicação dos conhecimentos científicos. Visto que essa modalidade consiste em uma maneira estruturada e precisa de apresentação de resultados de pesquisas e de estudos - como pode ser observado em artigos-cientificos.com. Além do mais, é através da elaboração desses artigos que os outros pesquisadores podem acessar e avaliar os conhecimentos já existentes em cada esfera do saber.

Por sua vez, a escrita de artigos científicos consiste no principal modo de comunicar cada um dos resultados de pesquisas e de estudos científicos que foram obtidos. Visto que é através desse tipo textual que a comunidade acadêmica e científica pode compartilhar e disseminar novos conhecimentos adquiridos, com o objetivo de avançar campos do saber. Ainda assim, ao publicar um artigo, cada um dos pesquisadores pode contribuir para o desenvolvimento da ciência assim como para o progresso das mais variadas áreas do conhecimento.

Ainda assim, a elaboração de um artigo científico pode seguir uma estrutura básica que, de modo geral, inclui uma estrutura padronizada que pode facilitar a leitura e a compreensão dos artigos, uma vez que permite que os leitores identifiquem, de modo rápido, cada um dos elementos essenciais da pesquisa.

Pois bem, a seção do resumo consiste em uma breve descrição do artigo, uma vez que apresenta de maneira resumida qual é a problemática de pesquisa, os principais objetivos, quais foi a metodologia utilizada, além de abordar as principais conclusões. Ainda assim, o resumo permite que os leitores possam avaliar, de modo rápido, qual é a relevância do artigo para as suas próprias pesquisas, no momento em que podem decidir se desejam realizar a leitura da pesquisa completa.

Mesmo assim, é importante ressaltar que a seção de metodologia pode descrever, de modo detalhado, quais foram os procedimentos e as técnicas empregados durante a pesquisa. Uma vez que esse processo pode incluir a descrição das abordagens de pesquisa, através da seleção de amostras, e dos mais diversos instrumentos que foram usados para a coleta de dados bem como para a análise de estatísticas que foi realizada.

Modelos de pesquisas acadêmicas na abordagem científica

A pesquisa acadêmica, por sua vez, se trata de um processo sistemático e estruturado que investiga e contribui para as mais variadas áreas do conhecimento. Além disso, existem os mais diferentes tipos de pesquisa acadêmica, cada um com os seus objetivos e as suas abordagens em específico.

  • Pesquisa Exploratória: A pesquisa exploratória tem o objetivo de explorar uma temática ou problema de pesquisa pouco conhecido. Uma vez que o seu principal intuito é a geração de possíveis ideias e hipóteses iniciais, que poderão ser investigadas de modo mais aprofundado. Além disso, esse tipo de pesquisa, de maneira geral, envolve a etapa de revisão bibliográfica, além de estudos de caso e de análises de dados preliminares.
  • Pesquisa Experimental: A pesquisa experimental, além do mais, pode ser caracterizada pela manipulação de variáveis controladas em determinados ambientes controlados, com o objetivo de identificação das relações de causalidade e de efeito. É nesse tipo de pesquisa que ocorre a utilização de grupos de controle bem como de grupos experimentais com o objetivo de comparação dos mais diversos efeitos de tratamentos ou condições adversas. As pesquisas experimentais permitem o estabelecimento de relações de causa e efeito mais direcionadas e, que podem contribuir para os avanços científicos em várias áreas do saber.
  • Pesquisa Qualitativa: A pesquisa qualitativa tem como enfoque principal a compreensão mais aprofundada das interpretação de fenômenos de cunho social, cultural ou individual. Visto que tem como base a coleta e a análise de dados não numéricos, tais como entrevistas, observações de diversos participantes, entre outras análises que envolvem estudos de caso que envolvem as ciências humanas.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.