/

Governo Aprígio entrega novo espaço do Núcleo de Cuidados para Pessoas Trans e Travestis de Taboão da Serra

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 27/06/2023

.SECOM PMTS - Inauguração da sede do Núcleo de Cuidados para Pessoas Trans e Travestis marca avanço das políticas públicas em Taboão da Serra.

Taboão da Serra avançou nas políticas de atendimento às pessoas LGBTQIAPN+. Na sexta-feira, 16/06, o Governo Aprígio inaugurou a sede do Núcleo de Cuidados para Pessoas Trans e Travestis (NUCPTT), um espaço exclusivo que oferece acompanhamento aos munícipes em transição de gênero de forma segura e assistencial. O NUCPTT está localizado na Rua Marechal Arthur da Costa e Silva, 85, no Jardim Panorama, e funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h. 

O local oferece acolhimento com enfermagem, atendimentos com assistência social, endocrinologia, fonoaudiologia e ginecologia, além de assistência psiquiátrica e psicológica. Para serem acompanhados pelo serviço, os munícipes precisam ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para serem encaminhados

Durante a solenidade de inauguração, a artista taboanense Rose Dorea, do Sarau da Cooperifa, e o filho Joshua Zali Dorea realizaram duas intervenções. A mãe recitou duas poesias, uma da escritora Florbela Espanca e outra do poeta Sérgio Vaz. Já o filho que é atendido pelo Núcleo, recitou duas poesias, sendo uma autoral.

Vênus Reis e Silva, também atendido pelo NUCPTT, elogiou o serviço. “Em conheci o Núcleo muito antes dele ser inaugurado. Na primeira consulta com a minha endócrino ela já me disse para colocar meu nome na lista de espera que, assim que o Núcleo abrisse eu seria uma das primeiras pessoas a serem chamadas. Estou nessa luta, junto com a Bruna, me disponibilizando sempre que possível para ajudar, porque esse espaço é muito importante. Não é só um espaço de saúde, é de acolhimento, de encontro. A gente poder ter contato com outras pessoas que assim como eu passam pelas mesmas coisas, da gente poder se ajudar, se unir, e isso é muito importante, a comunidade trans de Taboão da Serra estar unida, junta, lutando pelo mesmo objetivo que é a nossa sobrevivência”, disse.

O prefeito Aprígio reforçou o compromisso da Gestão com os munícipes. “Acreditamos que um bom governo é feito quando devolvemos a dignidade à população e a entrega desse espaço é sinal que estamos no caminho certo. Aqui os moradores em transição de gênero têm atendimento digno e integralidade dos cuidados com profissionais capacitados, sendo respeitados e atendidos em suas necessidades”, afirmou.

O secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, recordou que o NUCPTT é o primeiro do Conisud. “Há dois anos, a Bruna veio com a ideia de criar o projeto, demos aval para ela tocar e hoje temos aqui o Núcleo, que é referência em toda a região e mostra o que o Governo Aprígio é. Um governo que cuida e é preocupado com pessoas, independente de gênero, cor, classe social e que se preocupa com qualidade de vida da população”, destacou.

A coordenadora do Núcleo, Bruna Soares afirmou que o serviço tem 120 munícipes cadastrados, dos quais 50 já são atendidos com hormonioterapia. “O Núcleo de Cuidados Trans vem para dar assistência aos munícipes trans, travestis e não binários, a terem acompanhamento de qualidade e promover bem-estar. Também trabalhamos em parceria com outras Secretarias, como a Educação para retomar os estudos, com o Desenvolvimento para empregabilidade, pois sabemos o quanto é difícil uma pessoa trans estar inserida no mercado de trabalho, entre outras pastas. Trabalhamos em rede e assim, pretendemos construir e fortalecer ainda mais o nosso vínculo como serviço público”, explicou.

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Wanderley Bressan, que há muitos anos luta pela visibilidade LGBTQIAPN+, reforçou que todo trabalho não foi em vão. “É muito bom poder ver que o esforço, suor e lágrimas de muitos LGBTs ao longo da história, culmina nesse momento tão importante. Agradeço ao prefeito Aprígio, poderia ter todas as muletas possíveis e imagináveis para dizer que é conservador, mas que hoje inaugura um espaço exclusivo, digno, com uma equipe de ponta para atender a população trans. Parabéns ao prefeito Aprígio pela coragem de investir em políticas públicas que defendem não uma causa, mas a existência de pessoas”.

A drag queen e humorista Salete Campari relembrou que o Brasil é um país que mais mata LGBTQIAPN+ e cada nova política pública deve ser comemorada. “Um espaço desse é de tanta importância para a comunidade que a gente precisa divulgar todos os dias, independente de partido político, de sigla. A gente briga por políticas públicas que contemplem a periferia, a saúde, a educação. Esse é um dia de vitória pra gente. Acordei medo, me maquiei porque afinal de conta é aqui em Taboão da Serra que está se criando o espaço que é um exemplo para as cidades vizinhas. Prefeito, parabéns. Ser macho é fazer política para pessoas que precisa de verdade, pensar num espaço que atende pessoas que sofrem preconceito dentro de casa. Taboão está de parabéns”, destacou.

 

O vereador Sandro Ayres elogiou a iniciativa do Governo Aprígio. “Parabenizo o prefeito Aprígio por mais uma política pública de qualidade. Fico feliz em fazer base na Câmara Municipal de um governo que cuida de pessoas, que tem a sensibilidade. Com o Governo Aprígio o público trans, LGBTs e outros mais, serão bem tratados. O que o prefeito Aprígio está fazendo marca a nossa cidade, o Conisud, e sai na frente”, comentou.

Além de atendidos pelo serviço, participaram da inauguração o secretário Wagner Eckstein (Assistência Social e Cidadania), Arnoldo Landiva (Comunicação), Nílcio Regueira Dias (Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente), a subsecretária de Meio Ambiente Ruth Ferreira Ramos, a secretária Executiva de Assuntos Jurídicos Mônica Godoy, o secretário Executivo de Saúde Antonio Pierobom, o coordenador de Especialidades Vilson Louzada, o gestor da Clínica Municipal de DST, Aids e Hepatites Virais de Taboão da Serra Ricardo Moraes, além de Ian Carlos que representou a vice-prefeita de Cotia Ângela Maluf e o coordenador do Núcleo Trans de Cotia Nelio Girardo.

Serviço:

Núcleo de Cuidados para Pessoas Trans e Travestis (NUCPTT)

Local: Rua Marechal Arthur da Costa e Silva, 85, Jardim Panorama

De segunda a sexta-feira, das 07h às 17h

Telefone: (11) 4788-5626

nucleo.tt@ts.sp.gov.br

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.