/

Vereadores reclamam de tomógrafo quebrado do HGP e pedem providências do governador

Por Sandra Pereira | 21/06/2023

DivulgaçãoHospital Geral do Pirajussara deixou de atender especialidades, não faz mais cirurgias de catarata e agora está com tomógrafo quebrado

A sessão desta terça-feira 20, da Câmara Municipal de Taboão da Serra, se transformou num verdadeiro clamor para que o governo do estado conserte o tomógrafo do Hospital Geral do Pirajussara (HGP), gerenciado pela Sociedade Paulista de Medicina (SPDM) alvo de duras críticas na sessão. Na sessão passada o HGP também sofreu críticas pelo fim do atendimento de especialidades como oftalmologia, fisioterapia e dermalotogia e especialmente por não realizar mais cirurgias de catarata.

 

Os vereadores relataram que os pacientes da cidade chegam a ficar até 6 horas no percurso entre Taboão e o hospital de referência para onde são encaminhados para fazer tomografia. 

 

De acordo com  os vereadores, os pacientes  são levados de ambulância para fazer tomografia em Franco da Rocha, Osasco, Cotia e Itapecerica da Serra.  

 

No auge da discussão, o vereador Dr. Ronaldo Onishi propôs aos pares que destinem todos os recursos das emendas impositivas da saúde para adquirir um tomógrafo próprio para a rede municipal de saúde. "Não dá mais para a nossa população ser refém do HGP nas tomografias. SE todos os vereadores se unierem na emanda impositiva da saúde podemos ter nosso próprio tomógrafo e acacar com o sofrimento da população", afirmou Dr. Onishi.

 

Vários vereadores sinalizaram concordar com a proposta, a fim de resolver de uma vez  o problema crônico que acontece todas as vezes que o tomógrafo do HGP quebra.

 

A vereadora Joice Silva propôs voto de repúdio contra o HGP, reclamou do mal atendimento dado à população da cidade. “Peço a todos os vereadores um voto de repúdio contra o HGP”, disse.

 

O vereador Alex Bodinho pediu atenção do governador Tarcísio de Freitas para os problemas na área da saúde. “ Governador, me desculpe, já tem 6, 7 meses que o senhor está governando e tem que dar atenção na área da saúde. Esse negócio de metrô faz 20 anos que estão dizendo que vem pra Taboão e eu não acredito. Vamos se preocupar com o povo. Com a saúde. O povo está sofrendo”, assinalou Bodinho.

 

A vereadora Érica Franquini também não poupou críticas ao HGP e a sua diretora administrativa.

 

O vereador Anderson Nóbrega disse que o irmão, o deputado estadual Eduardo Nóbrega, vai cobrar da Secretaria Estadual de Saúde um posicionamento sobre a situação do HGP.

 

"A empresa tem a obrigação contratual de arrumar esse tomógrafo. Peço que a Câmara toda assine um requerimento para que seja feita a manutenção do tomógrafo. SPM arrume o tomógrafo que é obrigação sua", avisou.

 

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.