/

Tapete de Corpus Christi de Taboão da Serra será preparado no feriado

Por Mariana Félix | 6/06/2023

.Divulgação - Tapete de Corpus Christi de Taboão da Serra será preparado no feriado

A tradicional montagem de tapetes de Corpus Christi retorna a cidade de Taboão da Serra após suspensão de três anos mediante a Covid-19. Esse ano, o Santuário Santa Terezinha realizará a confecção dos tapetes e a procissão na quinta-feira, 8 de junho.

Thereza Santos, do Jardim Pazzine comemora a volta da tradição e garante sua presença, "faço essa montagem há mais de dez anos, estarei lá com certeza", afirma.

A montagem será realizada a partir das 4h da manhã por voluntários da igreja, servidores municipais e alunos de escolas convidadas. O material é fornecido pela Prefeitura. Este ano serão confeccionados 121 quadros (tapetes) no tamanho 5×2, com temas litúrgicos em serragem colorida e 700 metros feitos com TNT, espalhados em um espaço de mais de 1km, que começam no pátio do Santuário Santa Terezinha.

Conheça a história

A Festa de Corpus Chisti iniciou no século 13, na diocese de Liége, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, que em suas visões, o próprio Jesus pedia uma festa anual em honra do Sacramento da Eucaristia. Em 1247, realizou-se a primeira procissão eucarística pelas ruas de Liége, como festa diocesana, tornando-se depois uma festa litúrgica celebrada em toda a Bélgica.

Em 11 de agosto de 1264, o papa Urbano IV decretou a instituição da Festa de Corpus Christi, mas a celebração só ganhou caráter universal no séc. XIV, quando o papa Clemente V confirmou a Bula, tornando a Festa da Eucaristia uma celebração canônica mundial. É uma festa móvel e o ponto alto é a procissão, acompanhada de cantos litúrgicos.

 

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.