/

Pais e alunos aprovam merenda das escolas da Prefeitura de Taboão da Serra

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 5/06/2023

.Divulgação - Cardápio da merenda é elaborado por nutricionistas na Prefeitura de Taboão da Serra

Pais e alunos da rede municipal de ensino de Taboão da Serra estão aprovando a merenda escolar que é oferecida aos estudantes. O Governo Municipal tem incentivado os responsáveis pelos alunos a experimentar as refeições nas unidades escolares desde que contratou uma empresa para preparação e fornecimento dos alimentos, no início do ano.

Samuel Santana Medeiros, 35 anos, pai da aluna Débora Oliveira Medeiros da EMI Rosinha, é uma das pessoas que aprovou a merenda. “Minha filha ama a alimentação da escola. Às vezes até converso com ela, digo: ‘Débora, o pessoal vai pensar que não tem comida em casa’, porque ela dificilmente almoça em casa, gosta de vir até a escola para almoçar. Fui convidado à experimentar a comida e realmente comprovei que é ótima, é de qualidade e está aprovada a alimentação", afirmou o morador Jardim Elizabete.

Na EMEF Edson Mambelli, Geralda Soares, mãe das alunas Larissa e Lorena foi uma das convidas conhecer a refeição. "É excelente a comida, tudo perfeito, delicioso, o tempero, não tem muito sal, não tem muito óleo, maravilhoso, pra mim está perfeito. Elas ficam satisfeitas, saem daqui alimentadas, comida boa, eu aprovo sim o alimento daqui”, declarou.

Carmen e Valdomiro, pais do estudante Silvio também da EMEF Edson Mambelli, avaliaram a alimentação escolar de forma positiva. “Meu filho fala muito bem da comida, que come e às vezes repete três vezes, às vezes duas, mas é uma delícia a comida, muito boa sim”, disse a mãe. “A comida está tão boa que dá vontade até de levar uma marmita”, completou o pai. Já o aluno Silvio, afirmou “aqui na escola eu como o cardápio da semana inteira. Segunda tem carne, terça é peixe, eu gosto do peixe da escola, acho muito gostoso”, disse.

A secretaria de Educação, Dirce Takano, ressalta que o cardápio é elaborado por nutricionistas. “Bons hábitos alimentares também se aprendem na escola. Por isso, o cardápio de alimentos ofertados aos alunos é elaborado pelas nutricionistas do Departamento Escolar de Alimentação e Suprimentos (DEAS), baseado nos alimentos que constam em contrato”, comenta.

“Na criação dos cardápios seguimos o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e priorizamos qualidade nutricional, alimentos in natura, frutas da época, pouco sódio e alimentação sem açúcar para crianças até 03 anos, como uma alimentação saudável deve ser. No caso do almoço, contempla carboidrato, legumes, hortaliças, além de proteína todos os dias”, explica Débora Vieira Santos, nutricionista do DEAS.

Para os alunos das EMIs de período integral são ofertadas quatro refeições: café da manhã, almoço, lanche e jantar. Para as EMIs de meio período, são serviços café e almoço. Já para as EMEFs é servido almoço, ou jantar no caso das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

O prefeito Aprígio destaca o compromisso do Governo Municipal com a educação. “Continuamos trabalhando para sempre oferecer educação de excelência e inclusiva em nossas escolas, assim como também merenda de qualidade, pois sabemos o quanto uma boa alimentação é essencial para o desenvolvimento dos nossos alunos”, declara.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.