/

Taboão da Serra realiza campanha Junho Verde voltada à educação ambiental e preservação do Meio Ambiente

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 2/06/2023

,SECOM PMTS - Prefeitura de Taboão da Serra realiza campanha Junho Verde pelo segundo ano

Pelo segundo ano consecutivo, o Governo Aprígio realiza a campanha Junho Verde, voltada à preservação do Meio Ambiente. Por isso, a Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (SDUHMA), preparou uma programação especial com plantio de árvores, oficinas de educação ambiental, palestras, podas de conversas, novas ações de coleta seletiva e muito mais.

O tema da campanha deste ano é Meio Ambiente eu cuido e faz parte do Movimento Taboão Vamos Cuidar, que visa conscientizar a população para cuidar do local onde vive.

“O Governo Municipal vem trabalhando na construção de uma agenda ambiental positiva e promovendo  ações para  contribuircom o alcance  dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A política ambiental é levada a sério em Taboão da Serra e seguimos trabalhando para que progrida e melhore a cada ano, sempre buscando novas soluções e parcerias com a população e empresas”, destaca o prefeito Aprígio.

O secretário Nílcio Regueira Dias (SDUHMA) afirma que o Governo Municipal compreende  a política ambiental como essencial. “Temos trabalhado para tornar a política ambiental mais robusta  e de forma matricial com todas as secretarias. Vale destacar que política ambiental não é realizada só pela Subsecretaria de Meio Ambiente, mas também conduzidas outras pastas, com as questões de saneamento ambiental,  água e esgoto, coleta de lixo, melhorias dos próprios públicos e tantas outras ações. Ou seja, temos trabalhado para que a política ambiental ocorra em Taboão da Serra e seja implementada e duradoura”, comenta.

Junho Verde

Desde que assumiu o administração de Taboão da Serra, o Governo Aprígio trabalha pautas relacionadas ao meio ambiente e sustentabilidade. Em 2021, o gestão promoveu a  implantação de uma agenda ambiental no município. Em 2022, com a flexibilização da pandemia, a SDUHMA pode levar práticas ambientais para ruas e ter contato diretos com a população e servidores. Este ano, o Governo Municipal trabalha para que a própria política ambiental se torne mais sustentável.

“O Junho Verde é um momento de celebração, em que levamos as pessoas a refletirem o que é meio ambiente e como podem contribuir com ele. Para sensibilizar os munícipes, pensamos em uma programação descentralizada no território, no sentido de percorrer diferentes equipamentos públicos, dialogando  com servidores e com a população atendida nos serviços. Também estamos trabalhando com as empresas locais, , como a Cinpal, onde iremos apresentar os ODS Além disso, m   faremos plantios de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. Não é fácil arborizar um cidade tão adensada como Taboão da Serra, então é sempre importante buscar formas de aumentar a cobertura vegetal. , explica a  subsecretária de Meio Ambiente, Ruth Ferreira Ramos.

Mascotes

Uma novidade do Junho Verde deste ano será a campanha para escolha do nome de três mascotes da Escola Livre de Educação Ambiental (ELEA) o Papagaio-verdadeiro, a Saruê e o Caxinguelê. Os personagens  são animais da fauna de Taboão da Serra e estampam o material escolar deste ano. A votação acontecerá de 15 a 25/06, nas escolas municipais e os nomes serão escolhidos pelos alunos da rede municipal de ensino.

Escola Livre de Educação Ambiental (ELEA)

Em 30/06 está prevista a inauguração da ELEA, um equipamento destinado à educação ambiental. “Hoje trabalhamos de forma itinerante o que é muito importante,  com nossas oficinas de vivência ambiental   e o Jogo ODS. Masas também.é importante ter  espaço qualificado específico para educação ambiental . Estamos revitalizando nosso Viveiro Municipal e a  Escola ficará no mesmo espaço.. A ideia é que a gente possa levar nossas crianças, jovens, idosos, enfim a população em geral, para participar de diferentes cursos e palestras sobre Meio Ambiente ”, comenta a subsecretária Ruth.

Coleta de Óleo de Cozinha Usado

A partir do dia 15/06 deste mês, além do Ecoponto Municipal, os moradores de Taboão da Serra poderão levar óleo de cozinha usado para dois novos postos de entrega voluntária  na Cooperzagati e no Viveiro Municipal. O óleo de cozinha usado pode ser destinado para diferentes fins, como a produção de sabão caseiro tintas, vernizes e também a produção de biodiesel. O descarte adequado do óleo de cozinha contribui com a preservação do meio ambiente pois evita que seja despejado na rede de água eou esgoto.

Confira programação

06/06 - 10h - MUTIRÃO DE PLANTIO DE ÁRVORES NATIVAS

Praça entre as Ruas Ananias Carmerindo Pires e Marechal Artur da Costa e Silva, Jardim Panorama.

14/06 - REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA VEREADOR ISMAEL DE MACEDO COM PLANTIO DE ÁRVORES NATIVAS

  1. Joaquim Gomes dos Reis, Chácara Agrindus.

15 a 25/06

VOTAÇÃO PARA ESCOLHA DOS NOMES DAS MASCOTES DA ESCOLA LIVRE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (ELEA)

Na rede municipal de ensino.

30/06

INAUGURAÇÃO DA ESCOLA LIVRE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (ELEA)

  1. Casablanca, 185, Parque Monte Alegre - Viveiro Municipal

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.