/

Prefeitura de Taboão da Serra ensina metas da Agenda 2030 de forma lúdica

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 31/05/2023

.SECOM PMTS - Professores da Educação de Jovens e Adultos participaram do Jogo do Desenvolvimento Sustentável

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (SDUHMA) de Taboão da Serra segue apresentando para a população as metas da Agenda 2030, propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um pacto global para a construção de um mundo mais justo e igualitário para todos. Através do Jogo dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), os munícipes conhecem ações e atividades que já desenvolvem e como podem colaborar para um mundo melhor e sustentável para esta e para as próximas gerações.

Além de promover a atividade nas ações Prefeitura no Seu Bairro, a Subsecretaria de Meio Ambiente, a pedido da Planneta Educação, realizou o Jogo da ODS com colaboradores da empresa em 26/04. Já em 10 e 11/05, as ações foram voltadas à formação de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das EMEFs Therezinha Volpato Baro e Aracy de Abreu Pestana, ambas no Jardim Record.

A coordenadora de Educação Ambiental da SDUHMA, Deyse Brumatti, explica como funciona a dinâmica. “O Jogo da ODS conta com um enorme tabuleiro, pinos e dado. A medida que a atividade avança, os participantes conhecem os 17 Objetivos dos Desenvolvimento Sustentável e algumas da 169 metas universais relacionadas à erradicação da pobreza e da fome, igualdade de gênero, saúde e educação de qualidade, dentre outros assuntos pertinentes às melhorias das condições de vida”, conta.

“É uma alegria que nossa educação ambiental tem alcançado um público tão diversificado. Não acredito em soluções milagrosas, mas tenho certeza que qualquer mudança da relação do ser humano com a natureza passa por repensar nossas práticas cotidianas e pela cidadania ativa”, afirma a subsecretária de Meio Ambiente, Ruth Cristina Ramos.

Nílcio Regueira Dias, secretário de SDUHMA destaca parte dos trabalhos do Governo Municipal. “A pedido do prefeito Aprígio, Taboão da Serra aderiu à Agenda 2030 da ONU, o que significa que todas as ações executadas pelo Governo Municipal passam por planejamento e atuamos para um desenvolvimento sustentável até 2030. Além de monitorar as ações executadas pela Prefeitura, também dialogamos com todos os setores da sociedade, pois atingir as metas depende do engajamento de todos”, informa.

“Ter um mundo melhor depende de todos. Nós, enquanto Governo Municipal, estamos fazendo nossa parte, colaborando com o plantio de árvores, orientando a população, revisando as legislações, criando Ecopontos e contribuindo de forma ativa para que Taboão da Serra seja protagonista da construção dessa nova relação entre seus munícipes e o meio ambiente”, afirma o prefeito Aprígio.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.