/

Prefeitura de Taboão da Serra intensifica fiscalização de descarte irregular de lixo e entulho

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 24/05/2023

.SECOM PMTS - Ecoponto de Taboão da Serra foi inaugurado para receber a entrega voluntária de resíduos domésticos de construção, móveis velhos e outros itens.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (SDUHMA) de Taboão da Serra, intensificou a fiscalização de descarte de entulhos em lugares inapropriados. O Governo Municipal inaugurou o Ecoponto, no jardim Irapuã, disponibilizado para os moradores da cidade, para que façam a entrega voluntária de alguns tipos de resíduos, como restos de reforma e construções, móveis e eletrodomésticos velhos, resíduos recicláveis, e entre outros.

A subsecretária de Meio Ambiente Ruth Cristina Ferreira Ramos, comentou que a SDUHMA tem observado um grande aumento de descarte irregular de entulhos na cidade. “ Há dezenas de pontos no município que são monitorados e limpos pela Prefeitura constantemente. Infelizmente  o aumento no descarte irregular de entulhos traz grandes prejuízos para nossa cidade,  além da degradação ambiental”, afirmou.

“É de suma importância mantermos a cidade limpa. Estamos implantando mais um Ecoponto na cidade, no Jardim Trianon, mas já temos um em funcionamento, localizado no Jardim Irapuã, que atende a população com o descarte doméstico. Contamos com a ajuda do povo que mora na cidade para poder mantê-la organizada. Nosso governo é o da reconstrução, apenas juntos conseguiremos manter a cidade mais arrumada e bonita”, disse o Prefeito Aprígio.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente Nílcio Regueira Dias, afirmou que a Prefeitura conta com o engajamento dos moradores: “É primordial o cuidado com a cidade e o descarte irregular acaba desencadeando vários problemas. Por isso o esforço coletivo da população com o poder público é tão importante", disse.

“Alertamos que não façam descarte irregular de entulhos ou de qualquer outro material nas vias e logradouros públicos, tampouco em terrenos particulares que estejam ainda desprotegidos. Procure o Ecoponto, que é gratuito e recebe até 20 sacos de entulho. A cidade limpa é um direito de todos e exige uma atividade de coparticipação (prefeitura e munícipes). O descarte irregular é crime em nossa cidade, sendo severamente punido com altos valores pecuários”, disse o fiscal do Departamento do Meio Ambiente (DEMAN), Adriano Paulo dos Santos.

O descarte irregular de lixo e entulhos, além de provocar enchentes é crime ambiental. Quem for pego descartando entulho, terras ou matérias de construção em local não autorizado pode ser multado e a multa varia de R$2.000,00 a R$12.000,00, conforme o tipo de transportes utilizado.

Serviço:

Ecoponto de Taboão da Serra

De segunda a sexta-feira, das 8h às 20h

Sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h

Rua José Milani, 275 – Jardim Irapuã

Para denunciar descarte irregular ligue na Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente (11) 4788-5496.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.