/

Crea-SP realiza fiscalização em Taboão da Serra, Embu das Artes e região

Por Assessoria de Imprensa | 16/05/2023

.Divulgação - Crea-SP realiza fiscalização em Taboão da Serra, Embu das Artes e região

Termina nesta segunda-feira, dia 15, a força-tarefa de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) realiza em Taboão da Serra, Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Vargem Grande Paulista, Osasco e região. A ação, de caráter orientativo e preventivo, visa assegurar a presença de profissionais habilitados à frente das atividades abrangidas pelo Conselho para garantir a segurança da população.

A operação conta com quatro agentes fiscais do Crea-SP, que atuam identificados para verificar o cumprimento das exigências técnicas em obras de grandes empreendimentos, e também o exercício legal das profissões de Engenharia em reformas e manutenção de unidades de saúde da região.

De acordo com o Crea-SP, ao todo, estão previstas 70 diligências em 19 municípios: Barueri, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Embu das Artes, Embu Guaçu, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Juquitiba, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

“Solicitamos os documentos às secretarias de Saúde de cada município, referentes às empresas contratadas para a prestação de serviços, contendo a relação dos postos e unidades básicas que estejam em construção, reforma, ampliação ou manutenção predial. O objetivo é verificar a presença de profissionais habilitados, visando assim a segurança da população”, explicou o chefe do Crea-SP nas zonas Oeste e Sul da capital paulista, também responsável pela unidade do Conselho em Osasco-SP, Eng. Felipe Xavier.

Balanço 2023

Segundo informações do Crea-SP, a autarquia já realizou cerca de 90 mil ações de fiscalização entre janeiro e março deste ano. Em 2022, foram mais de 462 mil operações executadas em território paulista, um recorde histórico para o Conselho, que ultrapassou a meta de 400 mil ações fiscalizatórias estabelecida para o período. Este ano, o objetivo é realizar 600 mil operações.

De 2015 a 2022, as fiscalizações aumentaram cerca de 1.600%. O crescimento se deve ao uso das tecnologias para apoio às atividades, com pesquisas e apurações remotas, antes dos agentes fiscais irem a campo, e à adoção do modelo das forças-tarefas no Estado.

Denúncia

O Crea-SP abre canais em todas as unidades de atendimento para o registro de queixas, além do site; dos telefones 0800 017 18 11 ou 0800 770 27 32 e do e-mail: faleconosco@creasp.org.br.

São infrações à legislação profissional: a ausência de responsável técnico em projetos, execuções ou prescrições; obras clandestinas; falta de placa na obra ou de identificação de responsável em atividades sujeitas à fiscalização; produção irregular de material ou insumo aplicáveis na Engenharia, Agronomia e Geociências; e outras situações relacionadas à violação do exercício técnico.

Sobre o Crea-SP

Instalada há 88 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 350 mil profissionais registrados e 95 mil empresas registradas.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.