/

Prefeitura de Taboão da Serra promoveu roda de conversa para discutir sobre segurança nas escolas

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 28/04/2023

.Ian de Freitas - Taboão da Serra teve encontro para debater a segurança nas Escolas com representantes das forças de segurança, comunidade escolar e autoridades políticas

No dia 14/04, o Cemur de Taboão da Serra foi palco da roda de conversa promovida pela Prefeitura Municipal e pela Câmara de Vereadores para discutir a segurança nas escolas. Os presentes tiveram acesso ao plano de segurança do município e do estado. O evento contou com autoridades da cidade, autoridades da justiça e também educadores.

 

Entre as ações que vão ser tomadas pelo Governo Municipal estão a oficialização da Ronda Escolar, o uso do Aplicativo SOS Escola, contratação de mais GCMs, abertura de concurso público para psicólogos,  equipe multidisciplinar itinerante, com assistentes sociais e psicólogos, para atendimentos nas escolas, Centro de Monitoramento Escolar no COI, além da campanha de combate às fake news.

 

O prefeito Aprígio ainda se mostrou aberto para sugestões dos profissionais presentes. “Quero agradecer a todos vocês por terem vindo para a gente debater esse assunto tão grave. Qualquer novidade, qualquer coisa que vocês acharem que ajudem a resolver, estou à disposição pra gente sentar, conversar e chegar a uma decisão para enfrentar esse problema”, afirmou o gestor municipal.

 

O Deputado Estadual Dr. Eduardo Nóbrega discursou no início do debate. “É preciso ouvir todas as ciências que possam contribuir, não só a ciência do direito, mas a psicologia, a criminologia, a psiquiatria, é o momento de que todos aqueles que possam do seu conhecimento transformar ele em medidas importantes para a solução do problema aparecerem. Então, prefeito Aprígio, eu quero dizer que vossa excelência saiu na frente, saiu na vanguarda”, disse.

O professor Reinaldo Inácio de Lima, Dirigente Regional de Ensino, mostrou-se disponível para ouvir as autoridades de justiça e refletiu sobre o papel da boa convivência na comunidade escolar. “Eu tenho certeza que a situação só não está muito pior porque todos vocês constroem todos os dias essa esfera, que a gente chama de cultura de paz no interior das nossas escolas”, finalizou ao elogiar a atuação dos responsáveis por escolas presentes.

A Promotora de Justiça Dra. Maria Júlia Kaial Cury reiterou o compromisso com a legislação, pediu a ajuda dos trabalhadores da educação presentes para enfrentar a situação atual e definiu que “um problema de violência na escola é um problema da infância e juventude”. Nesse sentido, destacou a importância das eleições do Conselho Tutelar e da atuação em rede.

Dirce Takano (Secretaria de Educação) pediu tranquilidade aos profissionais da educação e disse que esse momento vai ser superado com a união das diferentes forças. “Nós temos que acolher as famílias, temos que escutar cada uma das crianças que aparecem e às vezes elas denunciam logo na educação infantil, não precisa esperar chegar na rede estadual onde nós temos o auge da violência”, falou.

O delegado da interseccional de Taboão da Serra, Dr. Hélio Bressan, reafirmou o compromisso da Polícia Civil. “Nós vamos estar alerta, nós vamos colocar todo mundo pra trabalhar. Os delegados que estão sentados ali, que são delegados titulares das unidades, vão para rua também, eu vou para rua. Ninguém vai brincar com as forças de segurança, vamos proteger vocês e as nossas crianças”, declarou.

 

Enquanto o trabalho da Polícia Militar foi citado pelo Comandante do 36º Batalhão da PM, Tenente Coronel Mauricio Motta “Além do Ronda Escolar, nós desenvolvemos também a Força Tática, a ROCAM agora está integrada com a Força Tática. Nós temos o policiamento comunitário, nós temos as nossas LPMs que estão rodando os principais corredores, nós temos o Zero Um que faz o atendimento a ocorrência e todos esses programas estarão também fazendo parte dessa Ronda Escolar. Ou seja, se não tiver atendendo ocorrência naquele momento, estará rondando uma escola. Essa é a nossa prioridade”, disse.

O Comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Menocci, falou do trabalho do órgão ao promover a Ronda Escolar nas escolas municipais, estaduais e também particulares, além de explicitar a agilidade da nova ferramenta de amparo à comunidade escolar, o SOS Escola. “A Guarda Civil está empenhada junto com as demais forças de segurança em trazer a paz, a tranquilidade e a segurança para todos os alunos e aos professores. Contem com a Guarda Municipal”, enfatizou.

Ainda participaram do encontro o presidente da Câmara Municipal André da Sorriso, os vereadores Gallo (Presidente da Comissão de Educação), Sandro Ayres (Presidente da Comissão de Segurança), Érica Franquini, Nezito, Luzia Aprígio, Anderson Nóbrega, Alex Bodinho, Carlinhos do Leme, Enfermeiro Rodney, Joice Silva e Ronaldo Onishi. Também teve a presença dos secretários municipais Allan Mohamed, Arnoldo Landiva, José Alberto Tarifa, José Vanderlei Santos, Mário de Freitas, Nílcio Regueira Dias, Nil Félix e Wagner Eckstein, assim como teve a presença da Secretária Executiva da Segurança Pública, Eliana Gonçalves,  da Delegada da Mulher de Taboão da Serra Dra. Aparecida Alves Janducci, do presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB de Taboão da Serra, Dr. Antônio Cesar Marco, e do Padre Vitor Luiz de Freitas do Santuário Santa Terezinha.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.