/

Taboão da Serra recebe prêmio no 36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 24/04/2023

.Divulgação - Taboão da Serra é premiado no 36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde

Taboão da Serra foi um dos destaques no 36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado nos dias 15, 16 e 17/03, em São Pedro, e que contou com a 19ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios paulistas. O evento teve o intuito de incentivar as experiências transformadoras na gestão municipal para fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Taboão da Serra que inscreveu 14 trabalhos, foi premiada pelo projeto “Ações inventivas na Atenção Básica no enfrentamento à violência contra a mulher”, desenvolvido na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Panorama.

O trabalho premiado iniciou com a sensibilidade dos profissionais da UBS Jardim Panorama que perceberam que uma munícipe permanecia na unidade mesmo após ser atendida. Em acolhimento com a gestora da unidade, a mulher relatou que sofria de violência doméstica por parte do companheiro e manifestou o desejo de sair de casa. Em parceria com a Coordenadoria dos Direitos da Mulher, a munícipe e os filhos foram acolhidos em local seguro.

“Oferecemos o suporte e guarda da paciente, junto a rede de proteção que envolvem outras estâncias. Diante da situação, a UBS Jardim Panorama intensificou os trabalhos de orientação às munícipes, com ações coletivas e a violência contra a mulher se tornou um assunto transversal, sendo abordado em diversas atividades e atendimentos, o que permitiu a identificação de novos casos e disparou outras reações e ações no território”, explica a subsecretária de Saúde, Danielle Motta.

“O cuidado com as mulheres é de extrema importância no nosso município, precisamos ter empatia para conseguir ver a necessidades de proteção que elas precisam. Ganhar esse prêmio é uma honra, porque estamos dispostos sempre lutar contra a violência à mulher. O nosso governo busca devolver a dignidade do povo, principalmente das mulheres. Parabenizo todos os profissionais da Saúde por tanto contribuírem para a reconstrução da nossa cidade”, diz o Prefeito Aprígio.

O secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, destaca a importância do Congresso para a pasta. “Participar do Congresso de Secretários Municipais de Saúde é manter constante essa troca de experiências. Tanto nós apresentamos parte dos trabalhos que são realizados pelos profissionais no atendimento aos munícipes, quanto temos acesso às experiências de outras cidade. Tudo isso incentiva a produção cientifica e fortelece cada vez mais o Sistema Único de Saúde”,comenta.

Além do trabalho do trabalho premiado, outras 13 experiências do município foram apresentadas no Congresso. São elas:

- A Árvore das Expressões - acolhimento de profissionais da UBS Oliveiras/Marabá

- A oferta e a inserção humanizada de DIU Kyleena e Implanon para as adolescentes da C.A.S.A. de Taboão da Serra;

- A psicóloga da C.A.S.A. do Adolescente como mediadora no grupo de teatro no CECO;

- Pensar e agir em rede - buscando os adolescentes no território;

- O cuidado integrado com a naturologia na C.A.S.A. do Adolescente;

- Uma casa para chamar de nossa - a construção dos fluxogramas de atendimento da C.A.S.A de Taboão;

- Processo de formação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de taboão da serra

- Valorização dos ACS de Taboão da serra - Materialização de rotina através de registro fotográfico;

- O valor da educação permanente em equipes de Saúde Mental;

- “Projeto Integra Taboão – esporte, saúde, cultura e inclusão” ampliando o conceito de cuidar;

- Núcleo de Cuidado para Pessoas Transexuais e Travestis (Nucptt) - Uma trajetória de fortalecimento;

- Cirurgia Ortognática no SUS no Hospital de Referência de Taboão da Serra;

- Análise comparativa dos campos da declaração de nascidos vivos com anomalias congênitas.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.