/

Especialistas orientam que pais devem assumir responsabilidade com filhos para vencer violência nas escolas

Por Sandra Pereira | 24/04/2023

.Jornal na Net - Os dois especialistas são integrantes do Instituto Lima e Monteiro, que vem trabalhando o tema violência nas escolas.

Desenvolver a escuta, restabelecer diálogos sinceros, com contato visual, permitindo que os filhos exponham seus sentimentos e fragilidades, além de determinar limites e se posicionar como pais. Esses são os principais conselhos do psicanalista especializado em atendimento a crianças e adolescentes, Felipe Monteiro e da psicoterapeuta Caroline Bandeira, para melhorar a relação entre pais, mães e filhos, como forma de superar a violência nas escolas. Para os especialistas pais e mães precisam acompanhar os filhos na internet, e não respeitar a privacidade deles como se fossem adultos.

Os dois especialistas são integrantes do Instituto Lima e Monteiro, que vem trabalhando o tema violência nas escolas. Ambos defendem que os pais são os maiores responsáveis por conter a onda de violência nas escolas. Para eles, encher as escolas de polícia não resolve o problema. Os dois orientam que é preciso trabalhar o socioemocional dos alunos, sem esquecer de lidar com os sentimentos de medo, receio ou frustração, a fim de restabelecer a segurança emocional dos alunos

“A escola é feita pra gente ter as nossas primeiras experiências. É na escola que a gente aprende a gostar, que a gente sente a primeira batida do coração. É na escola que aprendemos a negociar, que desenvolvemos as relações sociais fora da família. Os pais estão super demandando a escola, mas a responsabilidade pelos filhos é dos pais”, alerta.

Para os especialistas, mães e pais devem retomar o controle dentro de suas casas, estabelecendo limites aos filhos, reduzindo o tempo de uso de celulares e equipamentos eletrônicos e promovendo o relacionamento saudável.

O foco do instituto Lima Monteiro é trabalhar em três frentes: família, professores e demais funcionários da escola.
“Às vezes o aluno tem uma ótima relação com os professores em sala de aula, mas quando bate o sinal a situação muda, porque ele não tem segurança emocional em relação às outras pessoas que trabalham na escola”, observa

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.