/

Governo Aprígio implanta aplicativo com botão do pânico em creches e escolas municipais de Taboão da Serra

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 13/04/2023

.SECOM PMTS - Aplicativo SOS Escola auxiliará escolas e creches municipais a pedir ajuda à GCM de Taboão da Serra em casos de urgências e emergências.

O Governo Aprígio tem realizado ações efetivas para ampliar a segurança nas escolas  e creches municipais de Taboão da Serra. Além de aumentar a presença da Guarda Civil Municipal (GCM) realizando rondas escolares, as Secretarias Municipais de Segurança Pública (SSP) e de Educação (SEDUC) se uniram e lançaram na segunda-feira, 10/04, o aplicativo SOS Escola, que funciona como uma espécie de Botão do Pânico. A ferramenta digital foi apresentada para supervisores de ensino durante uma reunião promovida na sede da SEDUC. 

O encontro contou com a participação da secretária de Educação Dirce Takano, do secretário executivo da SEDUC Prof. Oderlan Pereira de Souza, da secretária executiva de Segurança Pública Eliana Gonçalves Ribeiro, e do comandante da GCM de Taboão da Serra Nivaldo Menocci. 

Na terça-feira, 12/04, o Governo Municipal realizou duas simulações de atendimento de ocorrências com uso do aplicativo SOS Escola, uma na creche EMI Luca, no Jardim Saint Moritz, e outra na EMEFEM Rui Barbosa, no Jardim Virgínia. Ao lado do Deputado Estadual Dr. Eduardo Nóbrega, o prefeito Aprígio acompanhou as simulações no Centro de Operações e Inteligência (COI).

 “Os ataques às escolas no país e as fake news sobre o assunto têm deixado as famílias inseguras. Para ampliar a segurança dos alunos e das comunidades escolares tomamos medidas efetivas, como intensificar a realização de rondas escolares pela GCM, o lançamento do aplicativo SOS Escola e, também faremos uma roda de conversa com forças de Segurança nesta sexta-feira, 14/04, no Cemur. Todas as forças policiais estão unidas para garantir a segurança nas escolas”, afirma o prefeito Aprígio.

A secretária Dirce Takano reforça que a parceria com a SSP para uso do aplicativo é fundamental nesse momento. “Por conta da violência e da sensação de violência nas escolas, o aplicativo vai trazer essa segurança. Em qualquer eventualidade, as escolas e creches municipais terão acesso direto ao COI. E essa proximidade com a GCM nos traz mais tranquilidade, tanto para os estudantes, quanto para o corpo docente. Além disso, a presença da GCM ampliando as rondas escolares, aumenta ainda mais a segurança de todos”, explica.

Há mais de um ano o aplicativo SOS foi implantado em Taboão da Serra pelo Governo Aprígio. Até então a ferramenta era utilizada para o atendimento de mulheres vítimas de violência com medida protetiva, cujos agressores descumpriam a medida. Agora o aplicativo está disponível também nas creches e escolas municipais para pedidos de socorro em casos de urgências ou emergências.

“Nosso prefeito Aprígio solicitou o aumento de viaturas da GCM realizando rondas escolares. A GCM já realiza o monitoramento de pontos estratégicos da cidade, como o entorno das escolas, e na quinta-feira, 06/04, o prefeito Aprígio autorizou a implantação de mais um dispositivo de segurança, que é o SOS Escola", comenta a secretária Executiva de Segurança Pública Eliana Gonçalves Ribeiro.

O aplicativo SOS Escola, que faz parte do programa Escola Segura do Governo Municipal, já foi disponibilizado para as creches e escolas municipais e será instalado em smartphones de dois gestores, podendo ser diretor, vice-diretor ou coordenador pedagógico. Essas pessoas serão responsáveis por acionar a ferramenta em caso de urgência e emergência.

O Comandante Menocci explica que o aplicativo conta com duas funções. “O SOS Escola tem a opção de conversar com o COI caso o funcionário possa falar no momento e, se estiver impedido de falar, ele aperta o botão vermelho Pedir Ajuda. A partir do momento que forem acionados os comandos, aciona um alarme no COI e aparece na Central qual escola solicita auxílio e a geolocalização. As viaturas mais próximas são direcionadas para o local, uma vez que realmente é uma situação de perigo”, destaca.

Roda de Conversa - Escolas Mais Seguras

Nesta sexta-feira, 14/04, às 15h, o Governo Municipal e a Câmara de Vereadores promovem uma roda de conversa com forças de Segurança no encontro “Escolas Mais Seguras”, organizado pela SSP, SEDUC e GCM de Taboão da Serra em parceria com as Polícias Civil e Militar. 

O encontro contará com a participação do Delegado da Seccional de Taboão da Serra Dr. Hélio Bressan, do Comandante do 36º Batalhão da Polícia Militar Tenente Coronel Mauricio Motta, da Promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo Dra. Maria Júlia Kaial Cury, além do Comandante da GCM de Taboão da Serra Nivaldo Menocci.

A roda de conversa é direcionada aos diretores de escolas públicas e privadas, comunidades escolares e toda a população. 

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.