/

Prefeito Aprígio promete construir Centro de Referência do Autismo, em Encontro no Cemur

Por Letícia Virgínia - Especial para o Jornal na Net | 4/04/2023

DivulgaçãoLetícia Virgínia - 8º Encontro do Autismo aconteceu no sábado, 01, no Cemur

O Dia Mundial da Conscientização Sobre o Autismo foi lembrado em Taboão da Serra com o Encontro de Autismo, no Cemur. O evento histórico e emocionante é promovido pelo Vereador Dr. Ronaldo Onishi, e já se consolidou como um marco na luta pela inclusão e na formulação de políticas públicas. O prefeito de Taboão da Serra, José Aprígio, 1º prefeito a comparecer no evento, assumiu, no palco, o compromisso de construir um Centro de Referência do Autismo, maior sonho das famílias autistas. O deputado Dr. Eduardo Nóbrega também participou do encontro.

“Se a gente conseguir o financiamento para construir a nova sede da prefeitura, que já está 90% certo, aquele prédio onde foi a primeira prefeitura de Taboão da Serra, pode ser o nosso espaço [para o Centro de Referência do Autismo]”, prometeu o prefeito.

O deputado Eduardo Nóbrega também trouxe uma informação importante. Agora os laudos dos autistas serão permanentes, sem necessidade de revogação, após a Alesp, derrubar o veto do governador Tarcísio de Freitas que propunha a renovação dos laudos, apesar do autismo ser uma condição permanente. O deputado se comprometeu a ajudar o prefeito Aprígio a construir na cidade o Centro de Referência do Autismo.

Logo no começo do evento, a jovem autista Giovana Bonfim, a Gigi, falou sobre as dificuldades que ainda enfrenta, especialmente no transporte público. Gigi foi a autista que inspirou o vereador Dr. Ronaldo Onishi a criar a lei da Semana do Autismo em Taboão da Serra. A partir da lei nasceu o encontro anual de autismo. No primeiro ano o objetivo era conscientizar sobre o espectro. Depois o foco foi o combate ao prefeito e a favor da inclusão. Nos anos seguintes nasceram várias políticas públicas como a lei da carteira municipal de autismo e o autismo no esporte.

Muita gente no público não conseguiu conter as lágrimas no momento em que o menino Bryan, de oito anos, desfilou pelo tapete vermelho, ao lado de integrantes do Corpo de Bombeiros, lembrando que “Autismo não impede sonhos”.

O menino usava um uniforme de bombeiro, que ele ganhou de um bombeiro que infelizmente perdeu a batalha contra a Covid. Desde os três anos de idade Bryan sonha em fazer parte da corporação. Ele foi acompanhado no Cemur por dois oficiais do Corpo de Bombeiros de Taboão da Serra e recebeu de todos os presentes apoio simbólico para que realize seu sonho de trabalhar salvando vidas.

Outro momento marcante foi o depoimento da escritora mirim Maria Fernanda, publicada pela Frevo Editora: "Esse [livro] do autismo, retrata como eu vejo uma criança autista. Eu acho que elas não são diferentes, porque todo mundo é diferente. Eu acho que todas as pessoas têm que aceitar a forma como as outras são, por isso eu escrevi. Queria mostrar às crianças e aos adultos que todo mundo é diferente e que vale a pena você respeitar a diferença do outro”, contou a autora de “Joana em seu mundo encantado”.

O Vereador Dr. Ronaldo Onishi, que é conhecido na cidade de Taboão como o vereador do autismo, se mostrou emocionado com o sucesso do 8º Encontro, e lembrou constantemente a todos que, o autismo não impede sonhos.

“Nosso 8º Encontro foi emocionante. O prefeito fez história quando anunciou que pretende implantar o Centro de Referência do Autismo. Tivemos vários momentos marcantes esse ano. A presença da Gigi e o depoimento dela comprovam a importância da mobilização que ajudamos a criar sobre o autismo. Foi impossível não se emocionar com o Bryan entrando no Cemur no lotado acompanhado pelos bombeiros. Tudo isso sem contar a atuação dos voluntários e de toda a minha equipe que trabalhou muito para garantir o sucesso do nosso evento”, finalizou.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.