/

Governo Aprígio entrega 1º Ecoponto de Taboão da Serra neste sábado, 18/03

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 16/03/2023

.Divulgação - Inauguração do espaço que é um dos pontos de partida para uma cidade mais sustentável e faz parte das celebrações aos 64 anos do município

Taboão da Serra avança na política de saneamento ambiental e neste sábado, 18/03, às 10h, o Governo Aprígio inaugurará o 1º Ecoponto Municipal. Localizado na Rua José Milani, 275, no Jardim Irapuã (em frente ao Supermercado Kaçula), o espaço é voltado à entrega voluntária de resíduos pelos munícipes, como entulho, restos de reforma e construções domésticas, móveis e eletrodomésticos velhos, além de resíduos recicláveis (papéis, vidros, plásticos e metal). A inauguração do Ecoponto faz parte as comemorações aos 64 anos de emancipação político-administrativa do município.

“Há muito tempo Taboão da Serra aguardava a construção de um Ecoponto, e agora o Governo Municipal entregará mais esse serviço à população, contribuindo para manter nossa cidade mais limpa, saudável e sustentável. Assumimos o compromisso de trazer nossa cidade para o século XXI sem abrir mão de tornar Taboão da Serra uma cidade melhor para todos e para as futuras gerações, e é o que estamos fazendo”, afirma o prefeito Aprígio.

O Ecoponto será disponibilizado pela Prefeitura para atendimento exclusivo dos munícipes de Taboão da Serra, que poderão levar até o local pequenos volumes de entulhos, grandes objetos como móveis velhos e resíduos recicláveis. O volume diário permitido por morador é de 2 m³, o que equivale a 20 sacos de lixos de 100 litros.

O secretário de Obras e Infraestrutura, Ricardo Rezende acredita que inauguração reduzirá o número de pontos viciados de descarte no município. “ A limpeza urbana é um direito de todos, mas todo cidadão deve zelar para que os espaços públicos se mantenham limpos e conservados. Além disso, todos devem se responsabilizar por dar a destinação correta aos resíduos sólidos que são produzidos em suas residências, como restos de construção que devem ser entregues ao Ecoponto e não deixado em vias públicas. Todos os resíduos levados até o Ecoponto terão a destinação adequada, evitando o acúmulo nas calçadas, ruas e rios de Taboão da Serra”, explica.

O que pode ser entregue no Ecoponto:
- entulho e restos de reforma e construções;
- móveis e eletrodomésticos velhos;
- resíduos recicláveis, como papéis, vidros, plásticos e metal.

O que não pode ser entregue:
- lixo doméstico, como resíduo úmido e resto de alimentos;
- medicamentos e resíduos de serviços de saúde;
- animais mortos;
- resíduos industriais, como óleo automotivo.

“ O Governo Aprígio tem investido em uma Agenda Ambiental positiva, em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável [Agenda 2030] da Organização das Nações Unidas, voltada à educação para conscientização dos munícipes, e ações afirmativas como a entrega do Ecoponto colaboram para que tenha um engajamento maior da população, sendo esse espaço um dos pontos de partida para uma cidade mais sustentável”, informa o secretário de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente, Nílcio Regueira Dias.

Serviço:
Inauguração do 1º Ecoponto Municipal
Sábado, 18/03, às 10h
Rua José Milani, 275, Jardim Irapuã (em frente ao Supermercado Kaçula)

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.