/

Prefeitura de Taboão da Serra e União Química lançam projeto educacional “Sustentabilidade para a vida”

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 9/03/2023

.GUILHERME CRIPPA e GIO SCHMIDT -Lançamento do projeto educacional “Sustentabilidade para a vida”, em parceria com a União Química, ocorreu no Cemur

Em celebração aos 64 anos de emancipação político-administrativa de Taboão da Serra, a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (SDUHMA) e com a empresa União Química, promoveu a aula inaugural do projeto educacional “Sustentabilidade para a vida”. O encontro promovido no Cemur, em 28/02, contou com palestra ministrada pela Profª. Dra. Monica Simons, diretora do Centro de Educação Ambiental de Guarulhos (CEAG), e teve a participação de diretores, vice-diretores de escolas, coordenadores pedagógicos e supervisores de ensino.

Também participaram do encontro a secretária da Educação Dirce Takano, os secretários Nílcio Regueira Dias (SDUHMA), Arnoldo Landiva (Comunicação), Nil Felix (Cultura e Turismo), o secretário executivo de Educação Prof. Oderlan Pereira, a diretora do Departamento de Formação da SEDUC Domingas Pereira, a coordenadora de Educação Ambiental da SDUHMA Deyse Brumatti, a coordenadora educacional da Planneta Elaine Malaspina, o diretor industrial da União Química Roberto Marchini, Ana Luisa Isidio Vega do programa Raízes da União, entre outros funcionários da União Química.

À ocasião, a secretária Dirce Takano destacou que o projeto trará formação e qualificação para todos os profissionais da rede municipal de ensino. “Demos início a aula inaugural do projeto Sustentabilidade para a vida, que irá atender toda rede, sendo mais de dois mil profissionais e 28 mil alunos. Em parceria com a União Química, através do Raízes da União, ocorrerá plantio de árvores nas escolas, qualificação dos professores, dando maior conscientização para questões do meio ambiente e para preservação. Acreditamos que esse projeto trará maior conscientização de toda equipe da escola e da comunidade escolar”, comentou.

O “Sustentabilidade para a vida” faz parte do compromisso assumido pelo Governo Municipal de trabalhar em Taboão da Serra uma Agenda Ambiental positiva e em consonância com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os ODS foram criados para erradicar a pobreza, vencer a desigualdade econômica e promover vida digna a todos, sem comprometer a qualidade de vida das próximas gerações. Nesse sentido, Prefeitura busca a participação dos setores da sociedade, incluindo munícipes, empresários, empreendimentos e servidores para contribuírem com as pautas.

“A Agenda Ambiental é fundamental no Governo Aprígio, pois ela controla a forma como a gente lida com nosso meio ambiente, cidade, território e com a vida. Ela só vai funcionar com uma agenda efetiva de Educação Ambiental, e essa parceria com a SEDUC é central e estratégica para que a gente consiga avançar e atingir a maior parte da nossa população, com os conhecimentos que envolvem a Educação Ambiental”, disse explicou o secretário Nílcio Regueira Dias.

“Temos uma série de projetos que estão inseridos dentro dessa Agenda, trabalhamos diretamente com a formação dos educadores da rede, para que eles multipliquem as ideias na rede de ensino. Além disso, estamos às vésperas da inauguração de um equipamento fundamental, que é a nossa Escola Livre de Educação Ambiental, que vai aumentar nossa permeabilidade na sociedade e atingir ainda mais gente”, completou o secretário.

Amanda Feitosa Bastos, supervisora de Meio Ambiente da União Química – Unidade de Taboão da Serra, falou da importância da parceria com o município. “O programa Raízes da União surgiu com a ideia do plantio de 1 milhão de árvores, mas a gente viu que sem parcerias era impossível implementar e fazer essa meta acontecer. Tivemos o primeiro contato com o pessoal da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente que abriu as portas pra gente e falou que era totalmente parceiro. Depois entra a Secretaria de Educação, para dar esse braço de Educação Ambiental, porque sem ela a gente não consegue implementar a sustentabilidade para vida”, afirmou.

“O Raízes da União foi criado para ultrapassar as barreiras da empresa e chegar no público-alvo que é a população. Taboão é um município complexo, grande, e a Prefeitura veio em parceria com a gente, mostrando que já estava desenvolvendo esse trabalho com maestria, então contribuíram para apresentar o município, as pessoas que estavam à frente para estabelecer essa parceria. Sem ela a gente não conseguiria fazer o programa desenrolar e desenvolver”, concluiu Amanda.

Durante o encontro, a Prefeitura de Taboão da Serra recebeu um prêmio no valor de R$30 mil da empresa União Química, através do projeto Raízes União. A verba será utilizada na aquisição de mobiliário para a Escola Livre de Educação Ambiental (ELEA) de Taboão da Serra, localizada no Parque Monte Alegre. A unidade está prevista para ser entregue durante a campanha ambiental Junho Verde.

Além da aula inaugural ministrada pela Profª. Dra. Monica Simons, o encontro no Cemur contou com exposições de projetos ambientais desenvolvidos pelas escolas municipais que aderiram ao programa municipal Plantar e Cuidar. Após a unidade escolar solicitar a adesão, o programa é desenvolvido em três etapas: visita técnica para avaliar a área disponível para plantio e espécies adequadas ao local; capacitação teórica dos professores e profissionais da escola; plantio das mudas com participação dos alunos e da comunidade.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.