/

Residência Profissional no Programa Morar Melhor, da Prefeitura de Taboão da Serra, é lançada em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 28/02/2023

.SECOM PMTS - Programa Morar Melhor foi lançado em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie em celebração aos 64 anos de Taboão da Serra

No dia 13/02 o prefeito Aprígio, acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (SDUHMA), Nílcio Regueira Dias, e de sua equipe, estiveram na Universidade Presbiteriana Mackenzie, para o lançamento de mais uma parceria para o Programa Morar Melhor. Por este programa, a população interessada pode ter acesso ao atendimento profissional e gratuito de um arquiteto e urbanista, por meio da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS), conforme a Lei Federal 11.888/2008 e o Decreto Municipal 36/2022.

A parceria entre a Universidade e o Governo Municipal, viabilizada por termo de convênio entre os dois entes, permite a realização de uma estratégia inovadora, ainda inédita em nosso país, que é a Residência Profissional em ATHIS na Gestão Pública. Nesta Residência, à semelhança das residências médicas, são selecionados arquitetos e urbanistas recém-formados para cursar módulos teóricos e práticos, dentre eles a atuação no Programa Morar Melhor, e complementar suas trajetórias profissionais. Na primeira edição da Residência, participarão egressos do curso de arquitetura e urbanismo da Mackenzie, FMU e UNIP, além de estudantes nos semestres finais da graduação e servidores municipais de Taboão da Serra, para um curso de extensão. Além disso, no final do ano passado, essa iniciativa foi contemplada por um edital de fomento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado de São Paulo (CAU/SP), destinado à universidade.
 
De acordo com Nílcio Regueira Dias, também arquiteto e urbanista, o programa será significativo para Taboão da Serra. “Foi apresentado um curso que não é só um curso, é um programa de residência em arquitetura e urbanismo que vai fazer com que a gente amplie a capacidade da prefeitura de atender nossa população, com profissionais que estão sendo formados para trabalhar em melhoria habitacional”, diz.
 
“Os participantes vão visitar casas em determinada parte da cidade, onde poderão apoiar a população na melhoria das suas casas, fazer projetos e apresentar orçamentos para que as famílias busquem alternativas para realizar melhorias”, acrescenta o secretário. A proposta é que a modelagem de Residência Profissional contribua para a qualificação profissional dos jovens recém-formados e que ocorra em diversas edições, contemplando diferentes regiões do município.
 
O prefeito Aprígio expressou orgulho do projeto que tem parceria com a Universidade Mackenzie. “Eu estou muito feliz porque estamos falando de uma parceria com uma entidade séria e responsável como a Mackenzie. Essa parceria entre a universidade e o Governo Municipal já nasceu grande, então tem tudo para dar certo e transformar os lares dos taboanenses”, afirma.
 
“Nosso entendimento é que toda vez que o poder público e a universidade, como entes que integram a sociedade, quando se articulam em prol dessa sociedade, os projetos tendem a ser muito vigorosos e muito bem-sucedidos”, conclui o pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Cleverson de Almeida.
 
A cerimônia ainda contou com a presença da diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie, Angélica Alvim; o professor coordenador do projeto, Celso Sampaio; o capelão universitário, Reverendo Gildásio Jesus; a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR),  Nádia Somekh; a presidente do CAU/SP, Catherine Otondo; além do representante federal das Instituições de Ensino Superior no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR), Valter Caldana.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.