/

Governador sanciona lei do auxílio aluguel às mulheres vítimas de violência doméstica

Por Sandra Pereira | 9/02/2023

DivulgaçãoEm Taboão da Serra existe a lei do auxílio aluguel municipal para mulheres vítimas de violência. Na cidade, a lei é do vereador Dr. Ronaldo Onishi

O governador Tarcísio de Freitas sancionou a lei que autoriza o Poder Executivo a conceder auxílio aluguel às mulheres vítimas de violência doméstica em todo o Estado de São Paulo. Taboão da Serra foi uma das primeiras cidades do Brasil a aprovar essa lei, considerada uma política pública essencial para ajudar as mulheres a romper o ciclo de violência.

Tarcísio de Freitas disse que a medida é de fundamental importância, pois garante às vítimas de violência doméstica uma chance de recomeçar a vida longe de seu agressor.

“O Estado de São Paulo está ampliando as formas de proteção e acolhimento às vítimas de violência doméstica. O aluguel social é mais um instrumento para auxiliar essa mulher a romper o ciclo de violência e começar uma vida nova com mais segurança e autonomia”, afirmou.

Com a sanção, as áreas técnicas do Governo criarão um grupo de trabalho para regulamentar a nova legislação em até 90 dias. Contudo, o texto da lei já estabelece que terão acesso ao benefício às vítimas de violência com medida protetiva expedida, de acordo com a Lei Maria da Penha, e terão de comprovar estar em situação de vulnerabilidade, de forma a não conseguir arcar com suas despesas de moradia.


A lei sancionada pelo governador é de autoria do deputado estadual Márcio Nakashima (PDT), irmão da advogada Mércia Nakashima, brutalmente assassinada pelo ex-companheiro em 2018, um dos piores casos de feminicídio registrados no estado.

Já a lei do auxílio aluguel municipal aprovada em Taboão da Serra foi apresentada pelo vereador Dr. Ronaldo Onishi.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.