/

Ong de Taboão promove ações de saúde mental e sensibiliza com apelo em defesa da vida

Por Sandra Pereira | 30/01/2023

DivulgaçãoDivulgação - Primeira ação da Zoe Ovo Manifest foi na passarela da Niazi onde o casal presenciou um suicídio em 2019

NÃO DESISTA DE VOCÊ. Esse é o lema de um projeto social que nasceu no Jardim Salete, Taboão da Serra, e está levando à periferia da cidade uma mensagem de solidariedade, superação e valorização da vida. Tudo começou em 2019, quando o casal Renan Samam  e Laiz Amarante, viram um homem se suicidar numa passarela de Taboão. Aquela tragédia incomodou e motivou o casal a agir contra os casos de suicídio, especialmente entre jovens e mais vulneráveis. Segundo dados da OMS o suicídio entre jovens aumentou especialmente entre as pessoas entre 13 e 29 anos.

“Ficamos muito mal e angustiados com aquela tragédia. Fomos para casa e eu disse à minha esposa. E se ao invés desse homem encontrar uma ponte para a morte ele tivesse encontrado em nós uma ponte para a vida?”, lembra Renan resumindo como nasceu a Zoe Ovo Manifest, que trabalha a saúde mental de jovens, adolescentes e crianças por meio da arte, esporte e cultura.

Laiz conta que os dois decidiram que precisavam fazer alguma coisa. Uma semana depois eles ocuparam a passarela da Niasi, no centro de Taboão, onde tinha acontecido o suícidio,  vestidos de preto, com os punhos cerrados,onde  estenderam um bandeirão com inscrição NÃO DESISTA DE VOCÊ.

A ação foi tão impactante que surpreendeu o casal e quem a presenciou. As pessoas passavam buzinando, acenando,  subiam a passarela chorando para abraçar a gente, demonstrando apoio.

“Foi um movimento gigantesco. Tivemos muita repercussão, pessoas vieram nos procurar buscando ajuda então vimos a importância de falar sobre saúde mental”, observa Laiz. 

Ela estava grávida e perdeu a bebê no último mês de gestação e usou a dor dilacerante como alicerce para defender e proteger a vida. A filha Zoe dá nome ao projeto e se tornou símbolo de vida e amor.

Ovo no Ruy Cardozo 

O mês dedicado à saúde mental está acabando, mas o trabalho da equipe Zoe Ovo Manifest está só começando. Eles farão uma ocupação na Escola Estadual Ruy Cardoso por meio de oficinas de Jiu jitsu, como forma de trabalhar a resiliência e autoestima. Também serão feitas oficinas de rima, para trabalhar a expressão dos sentimentos e a valorização do contexto que vivemos, transcritos em rimas é uma forma de brincadeira com as palavras. Outra ação de destaque é a  roda de partilha, onde uma psicóloga orienta a conversa em grupo focal.

“Para o primeiro semestre vamos trabalhar nessas 2 oficinas. Além disso, paralelamente fazemos ações pontuais em outras 5 escolas, ou seja, faremos um show protesto, em formato de diálogo debatendo a questão da depressão”.

O Ovo Manifest vem fazendo a diferença na vida de jovens da periferia de Taboão. Basta assistir qualquer intervenção promovida pelo grupo para presenciar o engajamento, importância e qualidade do trabalho que realizam.

Se os casos de suícidio te incomodam, você pode (e deve) ajudar a manter e fortalecer esse trabalho que se dedica a cuidar da saúde mental e lutar contra a depressão e o suícidio. Acesse o @Ovo Manifest no Instagram, compre camisas, agasalhos, bonés, toucas e canecas para ajudar na manutenção do projeto. Você também pode entrar em contato por meio do Whats (11) 98422-5383.

 

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.