/

André Egydio é eleito presidente da Câmara de Taboão em sessão cheia de confusão e embates

Por Sandra Pereira | 14/12/2022

Divulgação Divulgação/CMTS - Vereador Dr. André Egydio é o novo presidente da câmara de Taboão da Serra

Numa sessão longa, tumultuada e marcada por embates, a Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou a eleição da nova mesa diretora para comandar a Casa de Leis durante o biênio 2023/2024. A sessão evidenciou um racha profundo e exposição das feridas do parlamento. Houve questionamentos jurídicos até ameaça de prisão. Mesmo assim, o vereador Dr. André Egydio foi eleito presidente com 7 votos. Com o mesmo placar, o vereador Marcos Paulo foi eleito vice-presidente, a vereadora Érica Franquini, 1ª secretária e o vereador Nezito, 2º secretário.

Os vereadores liderados pela vereadora Joice Silva, candidata do prefeito Aprígio, e, contrários à candidatura de André Egydio se ausentaram do plenário durante a votação, dando indícios de que pretendem questionar juridicamente o resultado da votação.

André Egydio é integrante do Podemos, mesmo partido do prefeito Aprígio, mas não foi o escolhido por ele na disputa. Por conta disso, houve pressão dentro da base aliada.

Os vereadores favoráveis à candidatura de Joice Silva questionaram duramente o rito da sessão, que chegou a ser suspensa por horas. Os trabalhos só foram retomados quando o procurador Augusto Lewin chegou ao plenário,e de tribuna, deu parecer favorável à votação.

Após ser eleito presidente da Câmara, o vereador André Egydio fez um discurso conciliador afirmando que vai estender bandeira branca e buscar reconciliação com o prefeito, de quem foi o primeiro aliado no parlamento de Taboão. Ele acusou “vendedores de armas” de atuarem para que haja guerra entre os Poderes Executivo e Legislativo.

“Quero falar ao prefeito. Infelizmente eu não tive a oportunidade, o prazer, de ser escolhido pelo senhor, de ser indicado pelo senhor. Eu não levo no peito esse número 19, do Podemos, à toa. Eu honro meu partido, eu honro a Renata Abreu. Eu entro nessa presidência de bandeira branca, porque quando um não quer, dois não brigam. Estou aqui representando todos os vereadores. Não posso ser irresponsável em uma posição de ataque. Vou mostrar minha missão, que não é a de atacar o prefeito, de colocar a faca no seu pescoço. Vou conquistar novamente a confiança do senhor”, declarou.

Na mesma linha de conciliação, todos os vereadores que votaram em André Egydio para presidente pregaram o diálogo com o governo municipal.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.