/

Itapecerica da Serra abre inscrições para castrações de animais de famílias de baixa renda nesta quarta-feira

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 17/11/2022

.Divulgação - Itapecerica da Serra abre inscrições para castrações de animais de famílias de baixa renda nesta quarta-feira

A Autarquia Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), abre nesta quarta-feira (16/11) inscrições para o serviço de castração voltada para animais sem raça definida de famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Ao todo, serão 1.800 vagas, as inscrições seguem até que elas se esgotem.

A ação tem como objetivo promover o controle reprodutivo de cães e gatos no município e, consequentemente, evitar que filhotes sejam abandonados nas ruas e que sofram maus tratos; além de ser uma ação preventiva de cuidados com a saúde dos pets.

De acordo com a superintendente de Saúde, Patrícia Nicastro, as inscrições serão feitas apenas de forma presencial na Unidade de Saúde mais próxima da sua casa, através das agentes comunitárias de saúde. “Os responsáveis pelos animais sem raça definida devem comparecer as Unidades portando um documento com foto e comprovante de renda e de endereço”, explicou.

O serviço de castração está previsto para os dias 12 e 26 de janeiro.

Porque castrar o animal?

É importante mencionar que não há limite de idade para que um animal possa ser castrado, mas vale ressaltar que uma cadela com filhotes recém-nascidos precisa esperar de 30 a 40 dias para ser castrada. Para gatos, o procedimento exige mais rapidez, pois, enquanto as cadelas entram no cio a cada seis meses, uma gata pode ficar prenha ainda durante o período de amamentação.

"A castração evita que os pets apresentem tumores de próstata e de mama, ajudar a moldar o comportamento dos bichinhos em relação à agressividade e à demarcação de território, além de proporcionar o controle populacional de cães e gatos', destacou Daniela Ferreira, médica veterinária do CCZ.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.