/

E.E Ruy Cardoso fará projeto ousado de antirracismo para marcar passagem da Consciência Negra

Por Da Redação do Jornal na Net | 15/11/2022

A escola Estadual Professor Antônio Ruy Cardoso, localizada no jardim  Salete, em Taboão da Serra vai se tornar um pólo de enfrentamento e conscientização sobre racismo nos dias 16 ,17, 18 de novembro durante a realização de um evento pioneiro denominado 1º Encontro da Diversidade Étnico-racial.  Até mesmo integrantes do  consulado de Gana e Moçambique foram convidados para participar da atividade.

“Estamos muito otimistas. Queremos realizar um grande evento antirracista envolvendo toda a escola e a comunidade e com a presença de vários convidados especiais. Entendemos que sem a luta antirrascista a sociedade brasileira não será plena”, salienta Jean Francalino, diretor da E.E. Antônio Ruy Cardoso.

Durante os três dias a escola vai receber dezenas de personalidades negras, entre as quais se destacam a integrante de mandato coletivo de deputada estadual Najara Costa. A OAB de Taboão também vai participar da ação assim como o coordenador da Igualdade Racial, Antônio de Souza,  os artistas Vitor  Trindade e Marcelo da Trindade,  o secretário Adjunto de Cultura Pai Joel, o professor Reinaldo Inácio de Lima, dirigente Regional de Ensino,Renan Samam, coordenador do Projeto da Ovo Manifest, Taboafro, entre outros.

Todas as turmas da escola vão participar do projeto.  A proposta é trabalhar a valorização da ancestralidade, a autoestima, aceitação pessoal, antirracismo.

 

Entre as propostas de atividades desenvolvidas nas salas de aula estão: roda de conversa nos três períodos, teatro nas turmas da manhã, produção de telas de manhã e à tarde e  poesias no período noturno. Também haverá desfiles, apresentação de danças, culinária específica, oficina de turbantes e bonecas Abayomi.

 

 No dia 16/11 as discussões vão girar em torno do tema central bases legais para uma educação antirracista. Já no dia 17, é a vez de trabalhar Consciência e identidade nas relações sociais, enquanto no dia 18 o eixo vai ser os atravessamentos estéticos e políticos da negritude.

A gestão do diretor Jean Francalino está mudando a relação da escola com a comunidade, tendo como foco a integração entre os profissionais da educação, alunos, mães e pais com a comunidade em geral. 

“Queremos formar consciência antirracista nos nossos alunos. Levar nossa comunidade a uma reflexão e solidificar ainda mais as nossas bases com a comunidade”, adianta.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.