/

Perícia técnica do IPT não atesta segurança na obra da UBS Laguna

Por Da Redação do Jornal na Net | 10/11/2022

DivulgaçãoRelatório de prova de concreto feita pelo IPT não garantiu a segurança da obra

O futuro da construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Laguna segue incerto. Relatório da prova técnica contratada nos autos do processo não atestaram a segurança da obra e nem garantiram a segurança em caso da sua continuidade. Sem essa garantia, o prefeito Aprígio já antecipou à imprensa que não tem como finalizar a construção. A UBS Laguna foi projetada, licitada e começou a ser construída na gestão passada.


“Após os ensaios da extração de corpos de prova do concreto aplicado à edificação, fica patente de que a resistência mínima especificada em projeto não foi alcançada e que esta não-conformidade traz consequências severas na estabilidade e segurança da estrutura”, sentencia trecho da conclusão do relatório do perito contratado para fazer corpo de prova do concreto.

Logo em seguida o documento emenda que após a análise minuciosa dos carregamentos no atual estágio da obra, com verificações dos pilares a partir dos ensaios de resistência à compressão realizada pelo IPT, “temos a posição de que a estrutura no estado atual se encontra em equilíbrio instável que significa que qualquer mudança de carregamentos pode colocar em risco a estabilidade da estrutura”, constata o documento.

Em outro trecho a conclusão de que “as peças verificadas são pilares que em sua essência são peças lineares submetidas principalmente à compressão e neste caso específico, fica a informação que a ruptura deste tipo de peça se dá de maneira frágil, ou seja, se dá de maneira repentina e sem “avisos” como deformações excessivas, fissuras e trincas. Esta característica impõe sempre uma verificação detalhada e cautelosa na confecção de projetos de estruturas de concreto armado”, estabelece o documento.


No final do parecer, o engenheiro civil Herbert Jun Maezano, atesta que “não há nenhuma possibilidade de se continuar a obra sem um projeto de reforço estrutural e com mais verificações da resistência à compressão do concreto das outras peças. Sendo assim, o reforço estrutural é imperativo para que se possa ter uma edificação que tenha o mínimo de segurança exigida pela NBR 6118:2014”, finaliza.


A reportagem do Jornal na Net entrou em contato com o proprietário da empresa responsável pela construção da UBS do Laguna, ele informou que a empresa pretende tratar do processo nos autos, e que qualquer declaração seria precipitada. Já que a empresa também vai contratar perícia nos autos.

"Não houve decisão e não tem nada transitado em julgado ainda", informou por meio de mensagem de áudio.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.