/

Prefeitura de Taboão da Serra adquire novos equipamentos para fisioterapia

Por Secretaria de Comunicação Prefeitura de Taboão da Serra | 1/11/2022

DivulgaçãoPacientes do SER já são beneficiados pelos novos equipamentos.

Os pacientes do Serviço Especializado de Reabilitação (SER) da Prefeitura de Taboão da Serra já contam com novos equipamentos que auxiliam nas terapias e tratamentos. A Secretaria Municipal de Saúde adquiriu seis novas bicicletas ergométricas, sendo três horizontais e três verticais, três esteiras ergométricas, além de equipamentos de eletroterapia (laser, ultrassom e ondas curtas). Os materiais foram comprados por meio de emenda impositiva da Câmara Municipal de Vereadores.

“Com o fechamento do setor de fisioterapia do Hospital Geral de Pirajuçara, o SER absorveu a demanda para que nenhum munícipe ficasse sem atendimento. Esses equipamentos beneficiam todos os nossos pacientes, pois auxiliam os fisioterapeutas a proporcionarem tratamentos cada vez mais eficientes e eficazes”, afirmou o secretário de Saúde, José Alberto Tarifa.

A fisioterapeuta e diretora do SER, Tatiana Abreu informou como as esteiras e bicicletas são utilizadas. “A gente trabalha muito na fisioterapia com exercícios cardiovasculares, que servem como uma forma de aquecimento para o exercício principal, além de trabalhar mobilidade. Por exemplo, em caso de pós-operatório de joelho, que perde um pouco da flexão, colocar o paciente na bicicleta ergométrica faz uma diferença enorme no tratamento, porque o joelho vai acostumando a dobrar de novo”, explicou. “Como ainda temos o ambulatório pós-Covid, os equipamentos também auxiliam na recuperação da parte cardiorespiratória, com fortalecimento do coração, pulmões, entre outros órgãos”, completou. Já com relação aos aparelhos de eletroterapia, esses auxiliam na analgesia (diminuição da dor) e dos processos inflamatórios, além de cicatrização de tecidos em pós-operatório.

Piscina reformada

A piscina do SER também foi completamente reformada pela Prefeitura de Taboão da Serra. Com recursos próprios, o município realizou revisão hidráulica, impermeabilização das paredes e fundo da piscina, além da troca do vinil. Após a manutenção que deixou a piscina como nova, os pacientes que possuem mobilidade reduzida ou que precisam realizar atividades sem impacto voltaram a ser beneficiados pelos exercícios aquáticos.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.