/

Falta de acessibilidade ainda é realidade em Taboão

Por Sandra Pereira | 27/06/2011

Sandra PereiraAndar nas calçadas de Taboão é um desafio para quem tem dificuldade de locomoção

Normalmente quem anda de carro não costuma pensar na importância das calçadas para os pedestres. Se andar pelas calçadas sozinho já é difícil o desafio se torna ainda maior se a pessoa tiver dificuldade de locomoção, for cadeirante, idosa e estiver levando um carrinho de bebê ou sacolas de compras, por exemplo. Nas ruas centrais de Taboão da Serra assim como na maioria dos bairros andar pelas calçadas é praticamente impossível, o que leva muita a gente a disputar espaço nas ruas com os veículos.

As calçadas irregulares tornam atividades rotineiras como levar os filhos à escola ou simplesmente caminhar um verdadeiro transtorno. Apesar das medidas adotadas pela prefeitura para garantir a acessibilidade em Taboão da Serra idosos e pessoas com deficiência, reclamam do mal estado de conservação das calçadas.

Na região central do município a população com dificuldade de locomoção reclama também dos ônibus e micro-ônibus que não param junto às plataformas, desrespeitando os idosos e as pessoas com deficiência.

“As secretarias municipais, o Fórum, a OAB, o CEMUR, Biblioteca Municipal, não possuem acessibilidade”, reclama uma moradora da região central de Taboão.

Recentemente a reportagem do Jornal na Net acompanhou um deficiente físico da cidade na árdua tarefa de andar nas calçadas e entrar em ônibus na cidade. Para ele, cada buraco, rachadura, ou calçada fora de nível representa um desafio a ser superado. Mas, com determinação ele segue até o ponto onde enfrenta outro problema: subir no ônibus que acaba parando longe da guia porque a cobertura dele está recuada demais para a rua.  

Quem tem dificuldade de locomoção também reclama que muitas lojas e as empresas prestadoras de serviço como Eletropaulo, Sabesp, Telefônica descumprem a Lei 10741/2002, o Decreto Federal 5296/2004, a Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiencia/2006 que estabelecem as normas visando garantir a acessibilidade.

Embu das Artes e Itapecerica da Serra saíram na frente e estão realizando várias obras de padronização das calçadas na região central das cidades. 

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.