/

Câmara de Taboão recua revoga Zona Azul

Por Sandra Pereira | 25/06/2011

Arquivo Jornal na NetRevogação foi pedida por Alexandre Depieri

A câmara de Taboão da Serra recuou e aprovou requerimento que propõe a suspensão da implantação da Zona Azul na cidade. A revogação da Lei que criou a Zona Azul na cidade foi proposta pelo vereador Alexandre Depeiri. Ele argumentou que a iniciativa de barrar a Zona Azul na cidade é para evitar um novo tributo, uma vez que os moradores do município já sofrem para honrar o pagamento de outros impostos.

“Apresentei e foi aprovado na Sessão, solicitação de suspensão da implantação do estacionamento "área azul", que evitará nova tributação ao povo”, postou em sua página no Twitter o vereador Alexandre Depieiri.

Na defesa do requerimento na tribuna, antes dele ser aprovado por unanimidade,  Alexandre Depieri alegou que a cidade vive um novo momento político no qual o novo tributo poderia causar uma forte reação popular.

A implantação da Zona Azul na região central de Taboão não vinha sendo vista com bons olhos por moradores da região central e pelos motoristas que trafegam no local.

A implantação da Zona Azul já estava atrasada. Mas, a prefeitura já havia divulgado em março de 2010 a lista das ruas onde o estacionamento dos veículos seria tarifado. Além disso, as regras e valores também foram publicados no Diário Oficial.

A previsão inicial era de que o motorista que quisesse estacionar nas vagas marcadas como Zona Azul iria pagar R$ 2,00 por hora e poderá permanecer estacionado no mesmo local por no máximo duas horas.

Os horários de funcionamento da Zona Azul seriam diferenciados durante a semana e no final de semana. De segunda a sexta-feira das 8h às 18h e nos sábados das 8h às 17h, ficando isento os domingos e feriados. Em datas comemorativas (dias e épocas especiais) o horário estabelecido poderia ser alterado.

O sistema de Zona Azul iria abranger as principais ruas e avenidas da cidade, e beneficiar principalmente o comércio de rua devido à grande rotatividade das vagas. A região central e o Pirajuçara são as que áreas que mais sofrem com a falta de espaço para estacionar.

Na região somente Itapecerica da Serra tem Zona Azul. A medida por um lado aumentou a oferta de vagas na região central da cidade, mas por outro gerou críticas em razão de representar mais um tributo para os moradores.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.