/

Enel podou 240 mil árvores no 1º semestre; 10.171 em Itapecerica, no Embu e 488 em Taboão

Por Da Redação do Jornal na Net | 12/09/2022

DivulgaçãoDivulgação/Em Itapecerica foram 10.171 podas de árvores, em Embu das Artes foram 5.544 podas enquanto Taboão apenas 488

A Enel Distribuição São Paulo, concessionária de energia elétrica que atua em 24 municípios da Grande São Paulo, realizou, só no primeiro semestre deste ano, 241.368 podas de árvores na Região Metropolitana de São Paulo. Na capital paulista foram 85.810 intervenções sempre que os galhos estão em contato com a rede elétrica. No ano passado, ao longo de 12 meses, a concessionária efetuou 440.774 intervenções, com São Paulo na dianteira com 153.821 operações. Em Itapecerica foram 10.171 podas de árvores, em Embu das Artes foram 5.544 podas enquanto Taboão apenas 488.


“É importante esclarecer que a responsabilidade pelo plantio, conservação, e manejo da vegetação arbórea da cidade de São Paulo é da prefeitura, seguindo legislação do Município de São Paulo”, afirma Darcio Dias, diretor de Operação e Manutenção da Enel Distribuição São Paulo.

“Para isso temos um convênio com o governo municipal para atuar de forma preventiva na poda de árvores, tendo como base um planejamento anual previamente submetido e aprovado pela administração pública da cidade”, completa.


As podas são feitas para livrar a rede da interferência de galhos de árvores, independente da saúde delas, evitando danos aos consumidores, curto-circuito na rede elétrica aérea, queima de eletrodomésticos e riscos aos pedestres. A realização de corte de galhos de árvores que se sobrepõem à fiação elétrica em espaços públicos é feita por técnicos habilitados da companhia, e as podas realizadas seguem a legislação ambiental.


Como solicitar a poda


Caso haja necessidade na intervenção em uma árvore, o cidadão deve solicitar previamente a autorização da prefeitura. Se a árvore estiver em contato com a rede elétrica, o governo local aciona a Enel, que avalia a possibilidade de intervir.

A população em geral deve sempre dirigir suas solicitações de manejo de árvores em áreas públicas para o canal 156, que analisará o pedido e atuará diretamente, ou solicitará a atuação da Enel, caso julgue necessário.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.