/

Rainha Elizabeth 2ª morre aos 96 anos

Por Outro autor | 8/09/2022

Divulgação.

Morreu nesta quinta-feira, 8, aos 96 anos a rainha Elizabeth 2ª do Reino Unido. A monarca faleceu no castelo de Balmoral, na Escócia. A informação foi confirmada nas redes sociais da família real.

Elizabeth havia sido colocada em observação médica pela manhã e seus familiares imediatos foram informados e viajaram ao local.

Seu filho mais velho, Charles, torna-se o rei Charles 3º e sua esposa, Camilla, rainha consorte. Ele disse que a morte de sua amada mãe foi "um momento de grande tristeza".

O comunicado divulgado pela família real informou que a rainha morreu "em paz" e que Charles e Camilla permanecerão na Escócia esta noite e retornam para Londres amanhã.

No poder há 70 anos, a rainha vinha apresentando problemas de saúde. Em outubro do ano passado, ela passou a noite no hospital e precisou ficar em repouso. Elizabeth também foi diagnosticada com covid-19 em fevereiro, quando já estava vacinada. Meses depois, ela revelou que ficou "muito cansada e exausta" após contrair o vírus.

Seu último compromisso público foi na terça-feira (6), quando nomeou a nova primeira-ministra britânica, Liz Truss. Pela primeira vez na história, a cerimônia foi realizada em Balmoral. Até então, todos os premiês anteriores haviam sido nomeados por ela no palácio de Buckingham, em Londres. Hoje, Truss disse que a monarca foi "o espírito do Reino Unido".

Além de Charles, Elizabeth deixa três filhos, todos de seu relacionamento de 73 anos com o príncipe Philip, que morreu no ano passado: Anne, Andrew e Edward.

 

*Com informações do site da UOL

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.