/

Dia da Infância: Quatro dicas de como ajudar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social

Por Assessoria de Imprensa | 25/08/2022

.Divulgação - Dia da Infância: Quatro dicas de como ajudar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social

Em todo o mundo, o Brasil é um dos países com maior número de crianças e adolescentes em território nacional - são cerca de 69,8 milhões. O dado é da *Fundação Abrinq*, que, em 2019, apontava mais de 22% delas vivendo em situação de extrema pobreza. Já de acordo com o estudo divulgado pela *UNICEF*, em março deste ano, _Pobreza Infantil Monetária no Brasil - Impactos da pandemia na renda de famílias com crianças e adolescentes_, até o início de 2020, 40% deste público vivia em pobreza monetária - o dobro do percentual de adultos. 

Neste período, o fechamento das escolas e a ausência da merenda potencializou o cenário, que contribuiu também para a volta do País ao Mapa da Fome, como apontado no último relatório da *Organização das Nações Unidas (ONU)*. Para além das questões alimentares, quase 1,8 milhão de crianças está em situação de trabalho infantil e cerca de 1,6 milhão de crianças e adolescentes até 17 anos não estuda regularmente. 

Com o *Dia da Infância* sendo comemorado na próxima quarta-feira (24), e diante de uma realidade tão comum, o *Instituto Devolver*, organização sem fins lucrativos que apoia mais de 22 mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, lista quatro dicas simples que podem colaborar (e muito!) para uma evolução social que minimiza os impactos da vulnerabilidade e garanta um pouco mais de dignidade. Assim como a data, de autoria da UNICEF e que está presente apenas no calendário brasileiro, cada dica busca disseminar boas escolhas, convidando à reflexão sobre a importância para esta fase da vida e para a luta dos direitos infantojuvenis. Confira: 

*1. Desenvolva o olhar para o próximo:* As necessidades do outro, apesar de latente, ainda é invisibilizada. É fato que a empatia também é algo que conseguimos trabalhar e desenvolver. Com mais atenção e cuidado, você pode começar a identificar situações de vulnerabilidade e, assim, ser capaz de denunciar diversas problemáticas, como maus tratos e negligência. Além disso, a partir desta habilidade, também estará mais capacitado para perceber lugares, comunidades e famílias que estão necessitando de ajuda. Com o coração disposto, certamente encontrará as melhores formas e soluções de auxílio.

*2. Apoie o trabalho voluntário:* Projetos voluntários surgem como alternativas para diminuir diferenças e somar oportunidades. Por isso, se você não pode dedicar tempo do seu dia a uma atividade que beneficie diretamente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, apoie quem pode. Seja ativista em uma causa, um projeto social ou uma ONG. Conheça o trabalho e divulgue para impactar o crescimento de voluntários e, consequentemente, da captação de recursos que possam ser revertidos em mais doações. Colaborar com projetos sociais impulsiona a coletividade e a cidadania.

*3. Estimule o aprendizado e a leitura:* O saber transforma vidas! E o papel da educação, mais do que letrar, é apresentar modelos de comportamento que reforcem valores sociais. Livros também têm este poder. Além de apoiar o desenvolvimento da linguagem, amplia o vocabulário, a criatividade e a descoberta do mundo. Quem abre um livro descobre oportunidades. Valorize e fomente isso.

*4. Incentive o protagonismo juvenil:* Para um futuro menos vulnerável é preciso preparar a juventude. Portanto, incentive formas de expressão que contribuam para o desenvolvimento humano e da autoestima. Mostre importância a quem acha que não tem. Estabeleça uma comunicação não violenta e positiva que possa empoderá-lo e fazê-lo compreender as dores pelas quais não precisa passar.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.