/

Itapecerica adquire três novos caminhões para a Coleta Seletiva

Por Prefeitura de Itapecerica da Serra | 28/06/2022

.Divulgação - Itapecerica adquire três novos caminhões para a Coleta Seletiva

O prefeito de Itapecerica da Serra, Dr. Francisco Nakano, anunciou na manhã deste dia 24 de junho a compra de três novos caminhões que integrarão a Coleta Seletiva do município. A conquista é fruto de uma parceria com o Governo do Estado, através do FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).

“Agradeço ao governo estadual pela parceria e estou aqui para oficializar a entrega dos veículos. Com isso, e bastante trabalho, a Coleta Seletiva vai crescer e chegar em todos os bairros, levando um serviço essencial e a mensagem sobre a importância desta atitude para a preservação e conservação do Meio Ambiente”, destacou Dr. Nakano.

O “Projeto de Adequação e Ampliação da Coleta Seletiva” foi assinado em 2021 e agora está em fase de implantação. Ele visa, além da renovação da frota, a compra de novos equipamentos para os galpões de triagem e ainda verbas para campanhas educativas, incluindo um aplicativo para celular.

“Estamos fortalecendo o trabalho da Coleta Seletiva que se expande a cada dia. O cuidado com o Meio Ambiente é uma questão gritante em todo o mundo e quero cumprimentar o prefeito por nos dar a oportunidade de fazer um trabalho forte e sólido nesta área. Parabéns Itapecerica da Serra pela conquista”, comemorou o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Léo Novais.

Além dos três caminhões (2 modelo Volkswagen Constellation 14.190 – Gaiola e 1 modelo Mercedes-Benz Accelo 1016 - Baú), serão adquiridos, através de licitação, equipamentos para os galpões, como: esteiras, prensas, balanças e empilhadeiras. Verbas também serão usadas no desenvolvimento de materiais educativos como faixas, placas, panfletos e um aplicativo onde será possível obter informações sobre o projeto e cadastrar novas residências para a coleta. No total serão investidos através do FEHIDRO R$1.534.000,00 na cidade.

“Eu fico muito feliz porque além da questão ambiental a coleta seletiva também é emprego, é renda e também inclusão social para a nossa cidade. Obrigado ao prefeito e todos os envolvidos no projeto”, disse o vereador Val Santos (presidente da Câmara Municipal).

Estiveram presentes ainda no evento o vice-prefeito Rafael de Oliveira; os secretários municipais Tiemi Nakano (Desenvolvimento Social e Relações do Trabalho), Dr. Fernando de Andrade (Serviços Urbanos) e João Miranda (Chefe de Gabinete do Prefeito). Além dos vereadores Giba, Tonho Paraíba, Nerisvaldo Soares, Fabio Santana e Cicero de Melo e a equipe da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.

A Coleta Seletiva

O Departamento de Coleta Seletiva faz parte da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Itapecerica da Serra e conta com dois galpões para a triagem dos materiais recolhidos, localizados no Parque Paraíso (Avenida dos Itapecericanos, 700) e no Potuverá (Estrada Baltazar Manoel, s/nº ).

Segundo a responsável pelo programa, Katia Zanandrea Marques, “com a aquisição dos três caminhões o órgão passará a contar com cinco veículos ampliando muito a capacidade de recolher materiais recicláveis. Além dos caminhões, a Coleta Seletiva conta com a parceria de 20 cooperados, número que esperamos dobrar em um curto espaço de tempo com a vinda dos recursos do FEHIDRO”, contou Katia.

O setor informou ainda que o número de moradias atendidas será aumentado, das atuais 30 localidades, para todo o município. Com o uso do novo aplicativo, que será lançado em breve, será mais fácil verificar a demanda de cada bairro e organizar uma agenda otimizada.

Para cadastrar sua residência na Coleta Seletiva ou obter mais informações o munícipe pode entrar em contato pelo 4668-9288 ou mandar um e-mail para o coletaseletiva@itapecerica.sp.gov.br.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.