/

Secretaria de Cultura de Itapecerica promove debate sobre racismo em capacitação para agentes culturais

Por Mariana Félix | 14/02/2022

.Divulgação - Secretaria de Cultura de Itapecerica promove debate sobre racismo em capacitação para agentes culturais

No último dia 10 de fevereiro, no salão da Secretaria de Cultura, aconteceu um importante momento de debate e reflexão sobre a responsabilidade da Educação e Cultura no âmbito de ações contra o racismo nos espaços culturais e nas escolas.

O debate foi mediado pela Diretora de Cultura, Luciana Castro e contou com a presença de Eduardo Silva (ator e diretor), Jehan Machado de Carvalho, (diretora de escola lotada na Secretaria Municipal de Educação) e Rosane Neves Reis (professora coordenadora de Núcleo Pedagógico da Diretoria Regional de Ensino de Itapecerica da Serra).

O encontro foi iniciado com uma apresentação feita por Rosane mostrando as etapas da realização do Projeto “Trilha Educação Antirracista” – Um olhar para além dos estereótipos objetivando quebrar as correntes da abolição, que promove atividades pedagógicas sobre o tema nas 64 escolas abrangidas pela Regional, nos municípios de Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba e Embu Guaçu.

Em seguida, Jehan afirmou que a rede municipal de ensino está aberta a parcerias com a Secretaria de Cultura para pensarem ações e projetos antirracistas em conjunto nas comunidades.

Segundo Luciana Castro, "é fundamental promovermos discussões sobre o racismo estrutural com as lideranças comunitárias, gerando iniciativas rumo a implantação de uma política pública séria que apoie movimentos de luta dos negros e negras, assim como das demais pessoas que são consideradas minorias sociais”.

Durante o encontro, o ator Eduardo Silva pontuou diversas situações onde o racismo se manifesta na sociedade e sobre como a Cultura e a Arte podem trilhar caminhos para longe de preconceitos e estigmas consolidados.

Eduardo Silva, ator desde 1978, possui uma vasta trajetória artística e vários prêmios de cinema, teatro e TV. Além disso, é diretor e preparador de elenco, professor de Biologia, formado pela Universidade de São Paulo e uma grande voz nas lutas por igualdade e justiça social.

O racismo e todas as as suas consequências, que sentimos até hoje, foi criado junto a sociedade brasileira em função dos quase 400 anos de nossos ancestrais escravizados. Abolição existe? Não.... Libertação existe? Não...  Inclusão existe? Não... Igualdade existe? Não... Reparação existe? Não..."", destaca Eduardo.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.