/

Itapecerica da Serra realiza a 4ª Conferência Municipal de Cultura

Por Mariana Félix | 30/11/2021

.Divulgação - Itapecerica da Serra realiza a 4ª Conferência Municipal de Cultura

No último sábado, 27 de novembro, aconteceu a 4ª Conferência Municipal de Cultura de Itapecerica da Serra, no Auditório da Prefeitura.

A Conferência teve como objetivo aprofundar o diálogo entre a sociedade civil e representantes do governo, avaliar, debater e propor programas e ações no campo das políticas públicas culturais para os próximos anos.
O evento teve início com o credenciamento dos participantes. Em seguida formou-se a mesa, composta pelo Prefeito Dr. Francisco Nakano, o superintendente da Autarquia de Saúde, Dr. Flávio Bergamaschi, os secretários Romeu Nicolatti Tavares (Cultura), Márcio Carvalho (Educação), João Miranda (Habitação e Desenvolvimento Urbano), Gilberto Pascom Jr. (Planejamento e Meio Ambiente) e Antônio de Godói (Finanças).

A dupla de música sertaneja Tony & Bento foi convidada para interpretar o Hino de Itapecerica da Serra. Os cantores receberam uma homenagem dos membros da Conferência, pelos seus 31 de carreira artística na cidade.

Houve a leitura do Regimento da Conferência, pelo cerimonialista Fernando Manin, que foi aprovado por unanimidade pela plenária.

Os participantes tiveram um dia muito produtivo e deram um grande passo para a implantação do Sistema Municipal de Cultura, no qual os agentes culturais e toda a sociedade trabalharam as propostas que foram elencadas durante as pré-conferências, realizadas no mês de setembro no município.
A Diretora de Cultura, Luciana Castro ministrou um palestra com o tema: “Uma política de Estado para a Cultura – Desafios do Sistema Municipal de Cultura”, evidenciando as etapas fundamentais pelas quais o município deve cumprir para integrar o Sistema Nacional de Cultura.

Os trabalhos se concentraram na formação dos grupos, que foram divididos em 4 eixos, sendo eles: Expansão Cultural;  Formação e Intercâmbio;  Economia da Cultura; e Patrimônio Histórico e Cultural. Após a apresentação dos grupos, a plenária votou favorável, por unanimidade, aos quatro conjuntos de propostas explanados.

No decorrer do dia, também marcaram presença o Vice-Prefeito Rafael de Oliveira, os secretários municipais Fernando Andrade (Obras e Serviços Urbanos), Gerson Lazarin (Turismo), Rafael Amorim (Defesa Civil), e o vereador Fábio Santana.

A Conferência ficou marcada pelos debates e pelas atrações culturais apresentadas, como: Vídeos do Projeto EMAC JAM, poesia com King Abraba e DJohn, Dança Tribal Fusion com Doolunay e canto coral dos alunos da Professora Nilcélia, da Escola Municipal de Artes e Cultura de Itapecerica da Serra.

Para finalizar os trabalhos, foram eleitos 15 delegados representantes da 4ª Conferência Municipal de Cultura de Itapecerica da Serra.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.