/

PSI Santo Onofre atende 40% de pacientes de municípios vizinhos e sofre com superlotação

Por Sandra Pereira | 11/11/2021

.Sandra Pereira - O PSI fica localizado em Taboão da Serra

O Pronto Socorro Infantil do Santo Onofre (PSI Santo Onofre), em Taboão da Serra, está registrando recordes quase diários de atendimento e superlotação. A unidade de saúde é referência para crianças em Taboão da Serra, mas, segundo apurou a reportagem do Jornal na Net, também está sendo cada vez mais procurada por moradores de Embu das Artes e São Paulo. A superlotação aumenta o tempo de espera para atendimento e ocasiona críticas de quem procura o serviço, sem falar na sobrecarga de trabalho dos profissionais.

Aproximadamente 32% dos atendimentos realizados no PSI Santo Onofre são de moradores de Embu das Artes. São Paulo representa entre 10 a 11% dos atendimentos feitos lá. Enquanto Taboão da Serra soma 58% do total de atendimentos realizados no Santo Onofre.

Os números constantemente apresentados nas audiências públicas de prestação de contas da saúde servem de alerta para o fato de que a unidade também é referência para municípios vizinhos, o que justifica a sobrecarga de atendimento.
Basta poucos minutos de conversa com os profissionais que trabalham no PSI Santo Onofre para identificar que a superlotação no atendimento afeta a rotina da unidade quase diariamente, todas as vezes que é preciso remanejar pacientes internamente, para evitar que haja superlotação nos corredore

Outro aspecto que é destacado pelos profissionais é o fato de que quando a equipe precisa realizar remoções de pacientes para outras unidades de saúde, em função do agravamento dos seus quadros clínicos, o atendimento no local fica defasado por algumas horas durante a realização do procedimento.

O PSI Santo Onofre foi projetado seguindo as normas preconizadas pelo SUS, que orientam a organizar um serviço de saúde levando em consideração a população do município em questão, e sendo um equipamento voltado para a população infantil, é projetado a partir do número aproximado de munícipes em idade infantil, segundo as estimativas do IBGE.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.