/

Mulheres vítimas de violência em Taboão terão botão de pânico para acionar patrulha da GCM contra agressores

Por Sandra Pereira | 24/09/2021

.Dereck Gomes - Secretário de Segurança Dr. Rodrigo e vereador Anderson Nóbrega são responsáveis pela implantação do botão do pânico em Taboão

As mulheres de Taboão da Serra acompanhadas pela Patrulha Guardiã Maria da Penha da Guarda Civil Municipal (GCM) terão à sua disposição um botão de pânico instalado em seus celulares. A iniciativa pretende garantir mais segurança às mulheres com medida protetiva e acompanhamento da patrulha. Elas poderão acionar o botão de pânico, caso se sintam ameaçadas por seus agressores.

Atualmente 100 mulheres estão sendo acompanhadas pela Patrulha Guardião Maria da Penha. A iniciativa nasceu do interesse do secretário de Segurança, Dr. Rodrigo Falcão e do prefeito José Aprígio e vai virar lei graças a projeto do vereador Anderson Nóbrega.

Na prática, a medida pode salvar a vida das mulheres que vivem o terror da violência doméstica e obtiveram por meios jurídicos o afastamento dos seus algozes, mas ainda acabam sendo vítimas de perseguição e ameaça por parte deles.

“O botão de pânico vai ser instalado no celular de cada uma delas. No momento em que elas acionarem o botão a patrulha vai imediatamente até a casa da mulher”, avisa o secretário Dr. Rodrigo Falcão.

O vereador Anderson Nóbrega contou que a inspiração para o projeto veio de uma cidade vizinha.
“Esse projeto foi aprovado em Itapevi. O Dr. Rodrigo e o Aprígio queriam fazer em Taboão e nós fizemos a lei. É um projeto importante. Espero que um dia possa ser estendido a todas as mulheres porque a violência pode atingir qualquer uma delas”, afirma o vereador.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.