/

Artigo: É preciso lembrar no Dia da Consciência Negra

Por Sandra Pereira | 20/11/2009

Uma reflexão sobre a data

Quando se fala a respeito do Dia da Consciência normalmente vem à tona opiniões divergentes sobre a data. Há quem defenda o feriado como forma de reconhecimento pelas lutas dos negros que literalmente construíram o Brasil com os braços, suor e sangue. Também há os que defendam que a data não tem significado nenhum e não serve para compensar os descentes dos sofridos escravos do Brasil.


Qual das duas correntes é a mais coerente? Esse questionamento acaba sendo comum quando a pessoa se depara com ambos os pontos de vista.


 A dualidade pode até existir mas deve tirar o foco das questão principal: fomos o último País a acabar com a escravidão. Demoramos demais a aceitar a liberdade como um valor universal e quando o fizemos deixamos que ela se transformasse em abandono, falta de oportunidade, mendicância e preconceito.


Na verdade a escravidão está enraizada em nossa sociedade. Frequentemente vemos casos de homens e mulheres que continuam sendo tratados como escravos. Seja em uma remota fazenda do interior do  Brasil onde o proprietário usurpa os direitos, ou, em apartamentos e residências de luxo onde trabalhadoras domésticas são mantidas quase que em cativeiro. Em ambas as condições fica claro que a liberdade ainda precisa ser garantida seja por força policial ou pela justiça.


Talvez uma forma de equilibrar essa situação tão desigual seria reafirmar o princípio de que é necessário dar a todos o mesmo ponto de partida. O mesmo tratamento. As mesmas oportunidades. Mas, não se pode negar o preconceito. Ele existe e está consolidado no nosso meio, disfarçado sob o manto da hipocrisia e da aceitação. Explícito nas estatísticas que comprovam a distância quase secular entre negros e brancos na qualificação profissional e mercado de trabalho.


O Dia da Consciência Negra, portanto, é mais que um simples feriado. É uma data para reflexão, protesto, aceitação dos outros e das diferenças. É um dia contra o preconceito de cor, raça, pele, nacionalidade, religião, cultura.  Um dia em favor da igualdade e da conscientização de que todos somos iguais nos dois momentos mais marcantes da vida humana: o nascimento e a morte.


Nem mesmo os mais abastados podem fugir dessa realidade. Essencialmente somos iguais!

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.