/

Oficina elabora Setorização e Gestão da APA Embu Verde

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 22/09/2015

Everaldo Silva

No sábado (19/9) ocorreu mais uma Oficina de Planejamento do “Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Embu Verde”, na Escola Estadual Hugo Carotini, no Jd. Tomé, com a participação da sociedade civil que deu suas contribuições.

Em fase de finalização, o planejamento vem sendo elaborado pela Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, junto com a Ferma Engenharia, a partir de oficinas e reuniões com o Conselho Gestor da APA Embu Verde e a Comissão de Acompanhamento de Elaboração do Plano.

Na encontro, dois grupos se formaram. Um para articular a “Setorização” e o outro o “Programa de Gestão” da APA, com representantes dos bairros Capuava, Itatuba e Jd. Tomé.

A Setorização é a subdivisão do território por setores, levando em consideração as características locais, os aspectos de identidade, a expectativa ambiental e de ocupação e uso do solo. No caso da APA Embu Verde os setores são os seguintes: preservação do patrimônio natural, conservação do patrimônio natural, conectividade, agrossilvopastoril, predominantemente residencial, misto de baixa densidade e misto de uso intensivo.

Já os Programas de Gestão, responsáveis por uma série de funções visando os objetivos estabelecidos no Plano de Manejo, estão definidos assim: Gestão Administrativa; Regularização Fundiária e Habitação; Sustentabilidade Econômica; Educação Ambiental; Preservação e Proteção Ambiental; Recuperação; Pesquisa; Sistematização e Divulgação das Informações. 

A reunião foi conduzida pelos secretários Geraldo Juncal e José Ovídio (adjunto) mais a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Embu das Artes.

Oficinas que já ocorreram

Em maio de 2014, aconteceu a 1ª Oficina de planejamento do Plano de Manejo da “Área de Preservação Ambiental (APA) Embu Verde”, na Escola Municipal Mauro Ferreira. Na ocasião, autoridades e munícipes se reuniram para a realização do levantamento de expectativas, definição e espacialização das potencialidades e deficiências da região e hierarquização das questões discutidas.

O diagnóstico ambiental, parte dos estudos do Plano de Manejo da Área de Preservação Ambiental (APA) Embu Verde, foi apresentado no dia 9/12, no Parque Francisco Rizzo, pela Ferma Engenharia, empresa que faz a elaboração dos trabalhos.

Nesta ano, depois de três oficinas promovidas pela Prefeitura no Capuava, Jd. Tomé e Itatuba, com a participação de mais de 230 pessoas, uma reunião ocorreu no Centro Cultural Mestre Assis com cerca de 150 participantes para apresentação da Pré-Setorização e dos Programas de Gestão do Plano de Manejo da APA Embu Verde.




 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.