Pensando em parar de fumar? Que tal marcar o mês de maio com essa decisão?

Maio é o mês em que se comemora o Dia Mundial Sem Tabaco – 31 de maio - data criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis causadas pelo tabagismo. Por isso, a Autarquia da Saúde de Itapecerica da Serra traz aqui o registro de uma das principais iniciativas realizadas pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-ad) para auxiliar e estimular as pessoas que desejam parar de fumar, o Programa de Tratamento de Tabagismo.

Criado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Programa de Tratamento de Tabagismo está credenciado em Itapecerica da Serra desde 2006. De acordo com o superintendente de saúde, José de Moraes, o objetivo é tornar o tratamento cada vez mais acessível às pessoas no município. “Nossa meta é expandir esse tratamento aos bairros, com formação de grupos nas Unidades Básicas de Saúde”, afirma, explicando que desde que foi implantado no município, a maioria dos encontros tem acontecido apenas no CAPS-ad. Atualmente existem dois grupos em andamento, com total de 47 participantes.

itape1
Grupo de Tratamento de Tabagismo

O tratamento consiste em seis sessões em grupo, acompanhadas por uma equipe de psicólogos, assistente social, psiquiatra e enfermeiros, além do tratamento individual com psiquiatra e o fornecimento, quando necessário, de medicamentos e adesivos de reposição de nicotina.


Logo no primeiro encontro, é feito um teste para avaliar o grau de dependência do cigarro. A partir daí, os participantes discutem temas sobre como o fumo afeta a saúde, sobre síndrome de abstinência, aprendem exercícios de respiração e de relaxamento muscular, recebem orientações sobre alimentação saudável, dentre outras atividades.

Márcia Nicoli, coordenadora do CAPS-ad de Itapecerica da Serra, explica que a dependência do tabaco não é só física, mas também psíquica e comportamental, por isso os encontros em grupo são fundamentais. “Para alguns, parar de fumar é um luto, representa a morte de um grande companheiro da vida”, esclarece.

Maria Vita, servidora municipal de Itapecerica da Serra, participou do programa em um dos grupos realizados no segundo semestre do ano passado. Era um grupo específico para funcionários da Prefeitura. Ela conta que, junto às outras pessoas que compactuavam do mesmo objetivo, ela encontrou a força necessária para se livrar do vício. “Foi muito difícil, mas eu fui persistente. No outro dia após a palestra, já deixei o cigarro. Comecei a usar o adesivo e usei apenas por uma semana. A partir daí, não coloquei mais o cigarro na boca”, relata.

Tendo fumado por 15 anos, Maria Vita está há sete meses sem uso do cigarro. Ela agradece a quem contribuiu com essa vitória. “Foi maravilhoso ter participado desse grupo. Agradeço aos profissionais do CAPS-ad, a todos que me deram essa força e a todos que participaram comigo também. Hoje me sinto muito melhor, mais disposta; até engordei, o que era meu objetivo”, comemora agradecida, deixando um incentivo para os que ainda não conseguiram superar o vício: “sei que nem todos conseguiram, mas vamos torcer para que continuem tentando”.

ipta2
Maria Vita, sem cigarros há sete meses

Se você é tabagista e deseja superar esse vício, saiba que não está sozinho. Inscreva-se para os próximos grupos desenvolvidos pelo Programa de Tratamento de Tabagismo. Informações no CAPS-ad, localizado na rua Araraquara, 208 – Jd. Embu-Mirim, telefone 4666-8312 / 4667-3600.