Pioneiro: Conisud traz curso de inteligência para GCMs da região

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 28/10/2014

Uma ação pioneira vai qualificar ainda mais a segurança pública na região sudoeste da Grande São Paulo. O curso “Introdução à Atividade de Inteligência” do Ministério da Justiça está sendo aplicado desde setembro, pelo método de ensino à distância (EaD), a 100 agentes das Guardas Civis Municipais das oito cidades integrantes do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud). Sua duração é de 60h/aula e duas avaliações serão realizadas, uma à distância e outra presencial.

A iniciativa da capacitação partiu do prefeito Chico Brito, presidente do Conisud, que articulou a parceria em Brasília com o Ministério, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).  

Sob o prisma regional de desenvolvimento, o Conisud buscou este curso com o intuito de fomentar a segurança pública dos municípios, com introdução de técnicas de inteligência e medidas preventivas de criminalidade. 

Após os estudos, o aluno estará apto a compreender os aspectos jurídicos e doutrinários de inteligência de segurança pública, compreender o ciclo de produção de conhecimento e realizar a elaboração de um Relatório de Inteligência, descrever os procedimentos para salvaguardar documentos de caráter sigilosos e identificar as principais técnicas operacionais de inteligência prescritas na Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública - DNISP.

As cidades e o número de GCMs participantes do curso foram definidos no âmbito do consórcio e ficou assim: Cotia (32), Embu das Artes (24), Taboão da Serra (19), Itapecerica da Serra (10), Embu-Guaçu (8) e Vargem Grande Paulista (7). Atualmente, a região conta com o total de 929 agentes, sendo 136 (Embu das Artes), 70 (Embu-Guaçu), 193 (Taboão da Serra), 72 (Itapecerica da Serra), 404 (Cotia) e 54 (Vargem Grande Paulista). São Lourenço da Serra e Juquitiba são integrantes do Conisud, mas não contam com nenhum participante por não possuir GCM.

Esse treinamento, com o propósito de aprimoramento e modernização das GCMs locais, se correlaciona com a projeção para implantação de um “Centro de Formação, Capacitação e Treinamento das Guardas Civis Municipais”, que já tem um terreno de 139 mil m² disponível na cidade de Cotia, e um projeto aprovado pela Câmara Técnica de Segurança do Conisud, cuja execução vai depender da aprovação de recursos pleiteados no Plano Plurianual Federal 2016-2019.

Comentários