Restaurante Popular serve pratos regionais na Semana da Alimentação

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 17/10/2014

Em decorrência da Semana Mundial da Alimentação, o Restaurante Popular Josué de Castro serviu um cardápio especial entre os dias 13 e 17 de outubro, com pratos típicos das cinco regiões do País. A iniciativa da Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional teve como objetivo despertar a atenção para a data onde o mundo todo volta os olhos para a alimentação saudável e, também, para a ausência dela em muitos países.

O dia 16 de outubro, foi escolhido pelas Nações Unidas como “Dia Mundial da Alimentação” e a cada ano um novo tema é selecionado com o propósito de despertar a atenção das pessoas para questões importantes envolvendo a segurança alimentar e nutrição. No Brasil, a data é celebrada todos os anos pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e, em 2014, com o tema “Preço dos alimentos – da crise à estabilidade”, visa esclarecer o que pode ser feito para atenuar o impacto dos preços dos alimentos sobre populações mais vulneráveis.

Os funcionários da empresa Miracatiba, Nina de Moraes e Pedro França Neto, degustaram a vaca atolada, prato típico da região sudeste, servido terça-feira, 14/10: “Não é um prato que eu como em qualquer lugar, normalmente eu o preparo em casa mas está muito saboroso, vou voltar amanhã”, disse Nina.

Na quarta-feira, 15/10, foi a vez da moradora do Jardim Pinheirinho, Valdelice Andrade da Silva, provar mais uma das iguarias servidas durante essa semana: “Eu nunca tinha provado a típica galinhada, estou achando muito gostosa. Comer a mesma comida todos os dias não dá, aqui sempre tem um prato diferente e saboroso. Muitos restaurantes tradicionais não têm uma comida como a que é servida aqui, saudável e bem temperada”.

Além do Restaurante Popular, a Prefeitura mantém outros projetos voltados para a alimentação saudável, como o Banco de Alimentos que, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), garante uma alimentação acessível e de qualidade para cerca de 1.500 famílias, semanalmente.

Outros pratos como cupim assado (13/10) e carne seca acebolada (16/10) também foram servidos à população. Sexta-feira, 17/10, será servido peixe ao molho, encerrando com chave-de-ouro o cardápio regionalizado.

Comentários