Dezenas de fieis católicos celebraram o dia da padroeira de Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 15/10/2014

Os festejos dedicados a Nossa Senhora do Rosário, a padroeira de Embu das Artes, começaram nessa semana. No sábado, 11/10, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na rua da Matriz, realizou missa, seguida de procissão e coroação de Nossa Senhora do Rosário, no largo 21 de Abril. Dezenas de fieis compareceram ao Centro Histórico para mais uma homenagem à santa. 

O padre Sebastião Gomes Neto, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, da Diocese do Campo Limpo, conduziu a missa e procissão, com coroação da Padroeira de Embu das Artes, no Centro Histórico. As crianças se divertiram na piscina de bolinhas e no pula-pula. As barraquinhas montadas no largo 21 de Abril pela paróquia ofereceram churrasco, salgados, doces. Houve sorteio de um aparelho de televisão entre os participantes estava o presidente da Câmara Municipal, vereador Doda.

O pároco Sebastião tem realizado a festa anualmente desde a sua chegada a Embu das Artes há 12 anos, resgatando a manifestação religiosa, que começou nos anos 1950 no município. Além da paróquia central, outras igrejas católicas do município festejaram o Dia de Nossa Senhora do Rosário (7/10) entre 10 e 12/10, com missas, procissão e outras atividades. 

“A festa litúrgica de Nossa Senhora do Rosário foi estabelecida pelo papa Clemente XI, em 1716, para todo o mundo católico, após nova vitória cristã sobre os turcos. No Brasil, chega por influência de seus colonizadores, os portugueses, e difunde-se por toda população, tornando-se uma das principais festas da tradição popular”, informa a direção do Museu de Arte Sacra de Embu das Artes, que também fará festa dedicada a Nossa Senhora do Rosário. Eis a programação:

Festa do Museu terá música e oficina de rosário

A festa no Museu de Arte Sacra dos Jesuítas (Largo dos Jesuítas, 67), no dia 19/10, domingo, a partir das 10 horas, terá programação especial, com Oficina de Confecção de Rosário, apresentação dos grupos de cultura popular Ecos da Paulistânia e Manuí, o qual contará com a participação dos jovens do Projeto Oficinas Culturais Anchieta. 

10h às 11h – Oficina de Confecção de Rosário
Nesta oficina, gratuita, os participantes, de todas as idades, aprenderão o que é um rosário, como começou sua devoção, de que forma é composto, diferença entre rosário e terço e confeccionarão um rosário. 

15h – Ecos da Paulistânia e Grupo Manuí com a participação especial dos jovens do Projeto OCA

Ecos da Paulistânia revela histórias e arranjos de temas selecionados do repertório de ritmos e cantigas das manifestações culturais e estilos musicais tradicionais do sudeste (moda de viola, guarânia, maçambique, folia de reis, cantigas guarani, vissungo), músicas próprias inspiradas nesse universo cultural e canções da obra de grandes compositores da música brasileira. Para situar o público no contexto dos temas musicais são destacados fragmentos de passagens históricas da formação da Paulistânia Caipira que exalta grandes heróis, terríveis vilões, crendices, histórias que não foram contadas, pequenos contos do imaginário popular.

Este trabalho foi concebido e idealizado pelos jovens Leandro Pfeifer e Tatiana Zalla, integrantes do Grupo Manuí, tornado música pelos dois com a colaboração de Rosângela Macedo, Melina Cabral, Domingos de Salvi e Felipe Soares, dirigidos por Toninho Carrasqueira. Com textos de Kaká Werá, Ecos da Paulistânia apresentará o relato de um Brasil cultural que nem todos conhecem, embora esteja representado na cultura do País.

A apresentação contará com a participação especial dos jovens do projeto Oficinas Culturais Anchieta, uma ação social desenvolvida pela Companhia de Jesus em Embu das Artes. O Projeto OCA atende diariamente 200 jovens em oficinas de arte, cultura, cidadania e inclusão digital.

Comentários