Judoca Nelson Onmura de Taboão conquista Campeonato Mundial de Veteranos

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 14/10/2014

Após se sagrar vice-campeão no 6º Campeonato Mundial de Judô de Veteranos na cidade de Málaga, Espanha, em setembro, Onmura vai focar suas atenções em algo que também faz, há muitos anos, com grande maestria, que é ensinar os mais jovens. 

“Esse campeonato mundial de veteranos foi a minha última competição. Treinei com muito afinco para fazer um bom papel no mundial. Eu sei que vou sentir um vazio muito grande na minha vida, porque foram quase 45 anos competindo. Eu acho que na hora em que eu ver meus alunos no tatame, eu vou querer entrar lá para ajudá-los”, disse de forma bem humorada o faixa Kodansha de 6º Dan (nível alcançado por atletas experientes).

Uma carreira com mais de 45 anos dedicados ao judô, construída com mais de quinhentos títulos nacionais e internacionais e mais de mil medalhas conquistadas em torneios oficiais e não oficiais. É com alta performance que Nelson Onmura, aos 56 anos, decidiu encerrar sua carreira como atleta,  em setembro deste ano, para dar continuidade a um trabalho que já realiza desde 1985, na Secretaria de Esportes e Lazer de Taboão da Serra, na função de coordenador de lutas.

Além dos projetos que realiza na pasta de Esportes, o mestre também se dedica a treinar a GCM, em parceria com a Secretaria de Segurança e Defesa Social. “Eu tenho que passar meus conhecimentos aos alunos, não posso guardar. Inclusive estou passando meus conhecimentos para a Guarda Civil Municipal, realizando um treinamento com os guardas na matéria de Defesa Pessoal. Agradeço a Prefeitura por estar me dando esta oportunidade”, lembrou.

Na lista numerosa de títulos conquistados por Onmura, constam: Campeão Pan-americano, Campeão Sul-americano, Campeão Latino americano, Campeão Ibero Americano, 3º colocado na Copa Canadá, 4º Colocado no Torneio do México, 3º colocado na Copa Kodokan Pan-americana duas vezes, mais de oitos vezes campeão dos Jogos Regionais, Campeão dos Jogos Abertos do Interior, Campeão dos Jogos Abertos Brasileiros, Campeão Brasileiro Universitário, Campeão Paulista Universitário, Bi- Campeão Carioca de Judô, mais de 20 títulos de Campeão Brasileiro e mais de 20 títulos de Campeão Paulista como Juvenil, Juniores e Seniores e Grand Masters.

Comentários