Conisud discute projeto de aumentar oferta de leitos na região

Por Sandra Pereira | 6/07/2010

Representantes das secretarias de Saúde das seis cidades que formam o Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud) e integrantes do Poder Legislativo da região participaram de uma reunião com o superintendente do consórcio, Edgard Cruz, nesta terça-feira, 6, para discutir a oferta de leitos de retarguada pelo hospital Santa Mônica, localizado no Valo Velho.

O grupo deliberou que irá apresentar uma proposta de acordo com a necessidade das cidades visando a utilização dos leitos ociosos do hospital para amenizar os problema da falta de vagas nos seis municípios.

A idéia é desenvolver um projeto capaz de agregar as vagas oferecidas pelo hospital Santa Mônica e garantir o financiamento dos leitos. Atualmente Taboão, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço, Juquitiba e Embu-Guaçu enfrentam dificuldades para conseguir atender a população especialmente nos casos de leitos de UTI, cirurgias eletivas e tratamentos continuados.

No próximo dia 14 de julho, às 10 horas da manhã, o grupo deverá visitar o hospital para constatar in loco o que pode ser feito visando melhorar a saúde na região. As autoridades presentes cobraram maior empenho do governo do Estado para investir na melhoria da saúde.

“Construir um novo hospital para a região demanda mais tempo e recurso do que usar a estrutura física já existente para atender a população das seis cidades”, defendeu o superintende do Conisud, Edgard Cruz.


O presidente da Câmara Municipal de Embu das Artes, professor Silvino Bomfim, argumentou que é preciso envolver o governo do Estado na discussão e cobrar maior atenção para a área de saúde na região.


O secretário de Saúde de Taboão da Serra, José Alberto Tarifa afirmou que as necessidades da região na área de saúde vão desde a atenção básica até os leitos de UTI. Ele avaliou que o governo do Estado não está tratando a questão como prioridade e criticou o não cumprimento do repasse mínimo de 12% de recursos do orçamento estadual para a saúde.


“A população da região aumenta gradativamente enquanto isso os recursos investidos estão abaixo do que determina a Lei”, criticou.


A superintendente da Autarquia de Saúde de Itapecerica da Serra, Michele Sales, é uma das mais otimistas com a possibilidade de parceria entre as cidades do Conisud e o Hospital Santa Mônica. “Vamos montar o projeto e depois recorrer ao governo do Estado”, declarou.


Também participaram da reunião a coordenadora do Programa de Saúde da Família (PSF) de Juquitiba, Júlio Coelho, a coordenadora de enfermagem de Embu-Guaçu, Lília Ribeiro, da secretaria de saúde de Embu das Artes prestigiaram a reunião Fausto Sousa Martins, Maria das Graças de Sousa, Laudelina Carneiro.

Comentários