Semana Nacional do Trânsito acontece até dia 25 em Embu

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 23/09/2014

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Trânsito e Transporte, participa da Semana Nacional do Trânsito, que acontece até o dia 25/9. O tema escolhido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para esse ano é “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”.

A semana acontece com o intuito de conscientizar a população sobre a responsabilidade de ter boas práticas tanto dos motoristas quanto dos pedestres. “Durante todo o ano acontecem ações de prevenção de acidentes. A engenharia de tráfego está baseada em três pilares: fluidez, segurança e educação/fiscalização. Essa ação do Governo Federal é de extrema importância para garantir essa tríade”, disse o diretor de Trânsito da Secretaria de Trânsito e Transporte, Issamu Araki.

Embu das Artes realiza ações educativas durante a semana, uma delas com a parceria com a Concessionária CCR, que está com um stand no Parque Francisco Rizzo durante todo o dia de hoje, passando informações para as crianças das escolas municipais. As crianças, por sua vez, repassarão as orientações aos motoristas que passarem pelo parque. Outra ação é a pintura das travessias de pedestre e instalação de placas informativas próximas aos cruzamentos que, além de passarem mensagens de valorização da vida, ainda guiam o pedestre para que a travessia seja feita em lugar seguro. Ao todo, serão instaladas 50 placas pela cidade. Além disso, a Secretaria está realizando panfletagem nos principais corredores da cidade.

Prevista na Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito, a Semana Nacional é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade, criando valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a "valorização da vida" focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

Comentários