Educação cada vez melhor em Embu das Artes e no país

Por Outro autor | 15/09/2014

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), definido a partir da avaliação dos estudantes na Prova Brasil. Embu das Artes, pelo quarto ano consecutivo, superou as metas que medem o conhecimento dos estudantes da rede municipal de ensino. Este resultado demonstra o nosso esforço em avançar na melhoria do ensino das escolas municipais, com investimentos em infraestrutura, em ações de inclusão e no professor.

Com nosso empenho e apoio do Governo Federal estamos criando as condições para que o aprendizado se efetive e nossas crianças busquem o conhecimento e sejam cidadãos de fato.

Desde 2009, reformamos e construímos novas escolas, instalamos lousas digitais, servimos diariamente 98 mil refeições, tudo natural, inserimos novas disciplinas como Espanhol, Artes, Educação Física, além da Musicalização e distribuímos livros didáticos. Com recursos do Pró-Infância, entregamos uma creche e estamos construindo mais nove, que serão entregues até 2016.

Assinamos o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e avançamos na formação dos professores alfabetizadores, além de investir na formação continuada para todos os professores do município no pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com Cultura Indígena e Afro-Brasileira.

Progredimos 131 Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADI’s) com nível superior em Pedagogia e os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) são investidos acima do percentual mínimo exigido em lei, inclusive na formação dos profissionais do magistério.

Devemos muitos desses avanços ao Governo Federal e à presidente Dilma que está cumprindo seu compromisso com a melhoria da Educação no país. O investimento do Orçamento Federal no setor passou de R$ 18 bilhões, em 2002, para R$ 112 bilhões em 2014, um crescimento real de 223%. E muito mais será feito com os recursos dos royalties do petróleo.


 Chico Brito é prefeito de Embu das Artes

Comentários