Nóbrega pede informações da SPDM e é contido por governistas em Taboão

Por Sandra Pereira | 10/09/2014

Como faz desde o início de seu mandato o presidente da Câmara de Taboão da Serra, Eduardo Nóbrega,  externou de tribuna sua insatisfação. Como filho rebelde bradou enviando recados aos pares e cobrando o governo. A estratégia dele nessas ocasiões passa por lembrar seu peso e valor à administração. Atrás dele normalmente seguem os vereadores da chamada base natural,  aqueles eleitos na coligação do prefeito Fernando Fernandes.  Nesta terça-feira, 9, o presidente bateu,  assoprou e mandou recados com o fito de atingir o vereador Cido da Yafarma. Propôs requerimento cobrando acesso ao contrato da prefeitura com a SPDM, que administra a maternidade e prontos socorros e foi barrado por manobra regimental dos governistas adotados pelo prefeito. Eles se mobilizaram para evitar a votação. O requerimento teria como fundamento as mortes recentes ocorridas na maternidade do Antena.

Eduardo Nóbrega tem perfil firme. Ao longo do seu mandato travou várias batalhas  inclusive contra o governo. Ele exerce liderança incontestável sobre parte dos vereadores que sempre o acompanham quando se trata de mandar recados ao governo.  Desabituado a perder o presidente normalmente apela ao tudo ou nada como nesta terça-feira.  Mesmo assim promete aprovar o requerimento que pede informações da SPDM na próxima sessão.

"O dia em que não tiver o ônus de ser governo darei asas à minha imaginação", bradou de tribuna antes de afirmar "prestígio é coisa rara hoje em dia" e logo depois se cercar de recados e indiretas ao vereador Cido, que seria favorito do prefeito na corrida presidencial.

À imprensa o presidente negou estar utilizando o requerimento com  finalidade política ou para atacar o prefeito e já avisou que o clima na Casa vai ferver. Disse que o requerimento protege o governo de "ilações" e tira a possibilidade de suspeita já que permite a exposição dos fatos. O discurso do presidente sobre a SPDM foi oposto as declarações feitas por ele durante reunião na prefeitura quando o contrato foi apresentado e ele se mostrou favorável.

" A relação entre os poderes é maravilhosa mas dentro do grupo político as relações são diferentes. Na seleção brasileira só existe um  Neymar", pondera.

Em recado ao vereador Cido falou que "moleque que briga na rua confiando nas costas do pai apanha quando o pai está longe". O recado deixa clara a insatisfação dele com a proximidade entre Cido e o prefeito.

Cido não respondeu às indiretas. Mas o grupo dele parece ter compreendido os recados, mesmo sem responder aos mesmos.

Sobre a "rebelião" entre a base natural o prefeito Fernando Fernandes alega que a questão é política.  Ele garantiu que a administração está apurando as mortes o ocorridas na maternidade do Antena e vai repassar todos os dados ao Conselho Regional de Medicina, a quem cabe julgar  punir erros de conduta médica.

"Na família o pai tem que entender e conversar com os filhos mesmo quando entende que eles estão errados.  Você não constrói uma família com farpas e nem acusações. Tem que conversar. Buscar entendimento. Essa é uma questão séria que já está sendo usada de forma política pela oposição. Não se pode demonizar uma instituição séria como a SPDM por conta da conduta equivocada de  qualquer profissional.  Uma das médicas envolvidas tem 28 anos de dedicação à Taboão da Serra. Não podemos crucificá-la sem ter certeza dos fatos", observou o prefeito. 

Comentários