Mais 9 desmanches irregulares são fechados em Taboão da Serra

Por Assessoria de Imprensa | 9/09/2014

A “Operação Desmanche” fechou e emparedou mais nove estabelecimentos irregulares em Poá e Taboão da Serra, durante ações realizadas entre segunda-feira (8) e hoje (9). No total, as equipes fiscalizaram 19 comércios nos dois municípios da Grande São Paulo.

As ações foram realizadas pelas polícias Civil, Militar e Técnico-Científica das regiões, em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), as prefeituras, o Ministério Público (MP) e a Secretaria Estadual da Fazenda.

Desde o início das fiscalizações no dia 14 de julho, foram realizadas 24 operações contra desmanches no Estado de São Paulo, que vistoriaram 170 estabelecimentos e fecharam 101. Sete ações foram na Capital, sete na Grande São Paulo e 10 no interior. Houve três flagrantes, com prisão ou apreensão de peça adulterada/roubada.

Fiscalização

Nesta terça-feira (9), dos 14 locais vistoriados em Taboão da Serra, oito foram emparedados pela Prefeitura por não atenderem as regras da Lei dos Desmanches – criada para combater o roubo e o furto de veículos e o comércio ilegal de peças. Foi a primeira operação do tipo na cidade.

Ontem (8), em Poá, as equipes fiscalizaram cinco locais e lacraram um deles.  Também foi a primeira vez que Poá recebeu a “Operação Desmanche”.

Regras

A Lei dos Desmanches foi criada para combater a venda irregular de veículos e peças usadas, e, consequentemente, diminuir os índices de furto e roubo de veículo. Na Argentina, onde uma lei semelhante foi implantada na década passada, a queda dos roubos e furtos de veículos foi de 50%.

O decreto que regulamenta a Lei dos Desmanches utiliza os critérios da Lei Ficha Limpa para autorizar o funcionamento destes estabelecimentos.

Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública

Comentários