Começa a segunda fase da vacinação contra o HPV em Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 2/09/2014

A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra o HPV (Human Papiloma Vírus) iniciará em 01/9. Meninas, entre 11 e 13 anos, vacinadas na primeira fase, deverão tomar o reforço da vacina. Adolescentes que completaram 11 anos após a primeira fase da campanha, receberão a primeira dose.

A vacinação acontecerá nas escolas municipais, estaduais e particulares e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Quase 7 mil meninas foram vacinadas na primeira etapa da campanha, número acima da média esperada pelo Ministério da Saúde. As estudantes que tomarem a segunda dose da vacina agora, deverão tomar o reforço daqui a 5 anos para garantir a produção de anticorpos duradouros e a proteção eficaz contra o HPV.

O HPV é o vírus causador do câncer de colo de útero, segunda principal causa de morte por neoplasias no País, e é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relações sexuais ou de mãe para filho no momento do parto. No Brasil, estima-se o surgimento de 15 mil novos casos e cerca de 4,8 mil óbitos somente em 2014.

A Campanha contra o HPV faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, e pretende imunizar 80% do público-alvo em todo o País. Em 2015, será a vez das meninas de 9 a 11 anos receberem a vacina e, em 2016, somente as de 9 anos.

Informações: 4785 -3540 ou 4785-3541.

Comentários