UBSs de Embu das Artes terão grupos de meditação

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 18/08/2014

A Secretaria Municipal de Saúde passará a promover grupos para a realização de meditação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. Inicialmente, a prática está sendo implantada em dez unidades e mantida na UBS Santo Eduardo, que já oferecia o serviço anteriormente.  

As UBSs São Marcos, Eufrásio, Dom José, Independência, Fátima, Emília, Pinheirinho e Vista Alegre serão as novas unidades a desenvolver grupos de meditação. Cada grupo terá duração média de 1h, e será conduzido por facilitadores - funcionários das próprias unidades capacitados para a prática - que ensinarão técnicas de respiração e postura.

Segundo a auxiliar de enfermagem, Maria Isabel Teófilo da Silva, facilitadora na UBS Independência, os ensinamentos que recebeu durante a capacitação a auxiliam no manejo dos momentos de estresse e nas situações de trabalho intenso.  Maria Isabel conta que está trabalhando a meditação em casa e que já vê resultados em seus familiares.

Para Caio Fábio Portella, instrutor dos facilitadores, a meditação ajuda a restaurar o equilíbrio da mente, reorganizando as funções mentais: “Inúmeras pesquisas demonstram que a meditação é eficiente no controle do estresse, aumenta a eficiência do cérebro, melhora a atenção, a empatia, a criatividade, a consciência do corpo, além de ser útil em diversas doenças como depressão, ansiedade, fobias, hipertensão arterial, diabetes e outras doenças crônicas”.

Caio esclarece que a meditação só não é recomendada em casos de psicose diagnosticada. E que, apesar da meditação ser utilizada por diversas religiões, a prática não tem cunho religioso. 

A meditação é apenas uma das atividades preventivas de saúde realizadas no município. Além dela, os munícipes também podem usufruir de atividades como caminhada monitorada, ginástica, grupos de discussão sobre saúde e muito mais.

Para participar da atividade, basta comparecer à UBS de interesse no dia e horário do grupo. Confira os horários dos grupos que já estão em andamento:

- UBS Santa Tereza
Quarta-feira, às 11h30

- UBS Independência 
Sexta-feira, às 15h

- UBS Dom José
Sexta-feira, às 7h (No Ginásio Independência)

- UBS Santo Eduardo 
Quarta-feira, às 11h30

- UBS Vista Alegre 
Quinta-feira, às 8h

Comentários